Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Ceulp Ulbra

Foto: Divulgação Ceulp Ulbra

Um exemplar fêmea da espécie Veado-catingueiro (Mazama gouazoubira) deu entrada na tarde dessa quarta-feira, 24, no Hospital Veterinário da Ulbra Palmas com suspeita de atropelamento na Avenida Teotônio Segurado, sendo resgatado pela Guarda Metropolitana Ambiental e encaminhado pelo Centro de Fauna do Naturatins-Cefau.

 Após a internação na ala de animais silvestres do hospital veterinário, o animal passou por uma avaliação física que não detectou suspeita de fratura. Foram realizadas limpeza nas escoriações e a aplicação de analgesia.

O médico veterinário da Ulbra Palmas, Alex Junior, explicou alguns dos procedimentos realizados para garantir a alta e soltura do animal em seu habitat natural. “Foi feito um procedimento chamado de hemogasometria, onde foram verificados alguns eletrólitos no organismo do animal. Ele estava com uma substância um pouco baixa, por isso estava levemente letárgico. Isso foi suplementado com uma solução injetável, e hoje ele apresentou melhora, já está em pé e bem ativo”, explicou.

Segundo o Zootecnista da Cefau, Daniel Albernaz, tem havido um aumento nos chamados relacionados a animais silvestres vítimas de acidentes em centros urbanos. 

Os órgãos ambientais orientam que sempre que alguém observar a presença de animais silvestres na cidade, é importante acionar os órgãos de resgate e fiscalização: GMP Ambiental, Polícia Ambiental do Tocantins e Bombeiros.