Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Coeqto

Foto: Divulgação Coeqto

Aconteceu na última sexta-feira, 26, a inauguração da Escola Polo, na Região Núcleo Matas, no município de Arraias-TO. A escola irá atender os alunos da rede municipal e estadual da Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso, que estudavam em situação precária, com escolas sem banheiro e sala improvisada embaixo de uma árvore. 

As obras da escola haviam sido iniciadas ainda em 2008 pela Prefeitura de Arraias - há cerca de 16 anos. A conclusão da unidade veio quase um ano depois da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO) denunciar a situação e o caso ganhar repercussão nacional.

“A COEQTO vem acompanhando a situação das escolas de Kalunga do Mimoso há muito tempo. Um problema que passou em várias gestões. Ao darmos visibilidade por meio de denúncia pública, o município e o Estado foram chamados para esse debate e metas foram traçadas para serem cumpridas. A COEQTO e a Associação de Kalunga tiveram grande importância nesse processo”, enfatizou o coordenador de Educação da COEQTO, Evandro Moura Dias.  

O coordenador ainda comentou sobre os problemas estruturais que as comunidades quilombolas enfrentam. “A obra foi finalizada e entregue para a comunidade, mas esse é apenas um dos muitos problemas que temos. A resolução do problema da escola de Kalunga do Mimoso não faz com que o problema nas escolas de outras comunidades tenha sido resolvido. Então, a COEQTO vai continuar se posicionando, cobrando as autoridades públicas e levando as demandas das comunidades para que venham a ser sanadas”, pontuou. 

O presidente da Associação da Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso, Edi Soares de Sousa, comemorou a conquista e disse que a associação irá acompanhar o município na manutenção da estrutura e no apoio aos professores. “Queremos agradecer a todos os envolvidos na entrega da nossa Escola Polo. Isso vai ser uma melhoria para a nossa comunidade e para os nossos alunos, com estrutura, com espaço e lazer. Os alunos agora têm dignidade para uma aprendizagem melhor”, comentou.  

Relembre o caso

Em março de 2023, o Território Quilombola Kalunga do Mimoso e a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO) denunciaram a precariedade das escolas municipal e estadual, que atendiam estudantes da comunidade. 

Na denúncia, foi relatado uma série de problemas estruturais como a falta de banheiro nas escolas, superlotação das salas de aula  e dificuldades com o transporte escolar. Além disso, o prédio da Escola Municipal Eveny da Paula e Souza, que atendia os alunos do ensino fundamental, apresentava graves problemas estruturais e oferecia risco de segurança aos membros escolares e devido a sua superlotação, parte dos alunos assistiam às aulas debaixo de uma árvore. 

A conclusão das obras da Escola Polo Núcleo Matas, reivindicada pela comunidade para atender os estudantes aconteceu com ação da COEQTO, com a mobilização das autoridades responsáveis, e a partir de ação ajuizada, em fevereiro de 2023, pelo Ministério Público Federal, da comarca de Gurupi, a fim de obrigar o município de Arraias a concluir com recursos próprios a obra no espaço educativo urbano fazenda matas, objeto de convênio firmado com o Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação (FNDE). (Comunicação COEQTO )