Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Carnaval de Gurupi é destaque no Norte do Brasil e atrai foliões de todas as partes do País. A segurança é fundamental para que a folia gurupiense se consolide cada vez mais entre os melhores destinos para curtir o Carnaval e, neste ano, a Prefeitura de Gurupi conta mais uma vez com o apoio da Polícia Militar, que garantiu reforço no efetivo e videomonitoramento durante o evento.

O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, ten. cel. Wesley Costa, destacou que o planejamento para a segurança do Carnaval de Gurupi está em andamento desde o ano passado. O efetivo será reforçado durante os cinco dias de festa, inclusive com apoio de Palmas. Ao todo, 300 policiais estarão envolvidos na operação, tanto no circuito carnavalesco quanto em toda a cidade. Somente na estrutura da festa, serão 60 militares por dia dedicados exclusivamente a garantir a ordem e o bem-estar dos foliões.

"Estamos trabalhando de forma integrada com a Prefeitura desde o ano passado para garantir a segurança durante o Carnaval de Gurupi. O efetivo será reforçado e nosso objetivo é assegurar que os foliões possam desfrutar da festa sem preocupações, contribuindo para a prosperidade do Município e do Estado. Com uma festa segura, o folião com certeza retornará outras vezes", afirmou o comandante.

A prefeita Josi Nunes reforçou a importância da segurança durante o Carnaval, destacando que é uma prioridade da gestão. "Estamos em sintonia com os órgãos de segurança para a realização de uma festa tranquila e segura. Como estamos preparando uma festa ainda maior que no ano passado, a segurança é fundamental para atrair os foliões, com isso, o retorno é positivo, contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade", enfatizou.

Videomonitoramento

Para um trabalho mais preciso, será utilizado o sistema “Olho Vivo”, com câmeras de videomonitoramento exclusivas no circuito. O Comandante explicou que serão instaladas três câmeras Speed Dome, de longo alcance e giratórias, em pontos estratégicos da estrutura. As imagens serão monitoradas, tanto na central do 4º BPM, quanto na base de apoio da PM que será montada no circuito. 

Estrutura e seguranças particulares

A Prefeitura de Gurupi está trabalhando integrada com os órgãos de segurança visando a tranquilidade da festa. Para isso, está viabilizando estrutura e suporte ao trabalho da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Na estrutura do evento serão montados 4 pontos elevados para os policiais, para facilitar na observação do ambiente. Também será contratada segurança particular para contribuir no evento. Por dia, serão 50 seguranças dando suporte para um andamento seguro da folia. O Município também está disponibilizando estandes de apoio a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Saúde.    

A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, ressaltou a importância deste trabalho integrado com os órgãos de segurança, desde o planejamento do Carnaval, até a execução do trabalho durante o evento. “Desde o início do planejamento estamos integrados com todos os órgãos de segurança, atendendo um pedido da nossa prefeita Josi Nunes para que tenhamos uma grande festa segura para todos, tanto para quem vai trabalhar, quanto para quem vai curtir e festejar”, disse.