Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Maria Luiza conta que se inspirou em mulheres da sua família pertencentes ao Quilombo Ilha São Vicente.

Maria Luiza conta que se inspirou em mulheres da sua família pertencentes ao Quilombo Ilha São Vicente. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Maria Luiza conta que se inspirou em mulheres da sua família pertencentes ao Quilombo Ilha São Vicente. Maria Luiza conta que se inspirou em mulheres da sua família pertencentes ao Quilombo Ilha São Vicente.

A estudante Maria Luiza Cardoso Silva Barros, de 18 anos, pertencente ao quilombo Ilha São Vicente e aluna do Centro Educacional São Francisco de Assis (CESFA) em Palmas, conquistou destaque ao alcançar 960 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Sob o tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil", a jovem expressou de maneira impactante as experiências e desafios enfrentados pelas mulheres quilombolas.

Maria Luiza, que foi bolsista e concluiu a 3ª série do ensino médio em 2023, enfatizou a importância da escola em sua conquista. “Afirmo com todas as minhas palavras que tive os melhores professores nesse preparo”, disse. A aluna também falou sobre o que a inspirou na redação. “A minha inspiração para abordar este tema surge da necessidade urgente de reconhecer e valorizar o trabalho vital que as mulheres desempenham diariamente na esfera do cuidado. Observando o passado e a realidade ao meu redor, incluindo mulheres fortes da minha família, como minha avó, percebo que as mulheres continuam a carregar a maior parte do ônus do trabalho de cuidado”, pontuou.

Além de Maria Luiza, o aluno Gabriel Ferreira Santos, também do CESFA, obteve uma conquista notável ao alcançar o 1º lugar em Direito na Universidade Federal do Tocantins (UFT) durante a 3ª série do ensino médio. Gabriel, bolsista integral e aluno desde 2016, compartilhou sua alegria. "A aprovação foi uma bênção, estou muito feliz, uma sensação maravilhosa. Quanta gratidão a Deus”, afirmou.

A diretora do CESFA, Cláudia Cristiane de Andrade, elogiou o desempenho dos estudantes e ressaltou o compromisso da escola com a educação de excelência. "Estamos extremamente orgulhosos da Maria Luiza, Gabriel e todos os nossos alunos que conquistaram vaga em universidades do Brasil. Essas conquistas refletem não apenas a qualidade do ensino oferecido, mas também a dedicação e o esforço desses alunos excepcionais”, concluiu. (Precisa/AI)