Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes

Pequenos pecuaristas araguainenses começaram a receber gratuitamente doses de sêmen de touros registrados e todo o suporte técnico para o processo de inseminação artificial no gado criado nas propriedades da região. O benefício chega aos produtores por meio do programa Mais Pecuária Brasil, uma parceria da Prefeitura de Araguaína com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer).

“O objetivo é fortalecer a pecuária, de corte e leiteira, no nosso município. Com o melhoramento genético, alcançaremos um aumento significativo na produção, que refletirá na renda desses produtores”, explicou o prefeito Wagner Rodrigues.

Os primeiros produtores a receber as ações do programa foram os moradores dos projetos de assentamento Paraíso e Três Riachos. “Estamos muito otimistas com esse programa. Estamos recebendo sêmen de qualidade. Daqui mais uns dois anos já estaremos inseminando essas novas crias que nascerão a partir dessa inseminação e com isso teremos um rebanho cada vez melhor”, destacou o presidente da associação dos moradores do PA Paraíso, Francisco Antônio.

“Isso só vem agregar valor para nós. A expectativa é das melhores, porque conseguiremos ter um rebanho de melhor qualidade, produzindo mais leite e aumentando a nossa renda”, comemorou a agricultora Valéria Gomes.

Etapas do processo

Inicialmente, as vacas receberam hormônios estimuladores do cio e introdução do Dispositivo Intrauterino (DIU). O procedimento é realizado com sêmens de touros provenientes da Alta Genetics, empresa líder mundial em inseminação artificial, parceira da Conafer.

Todo o processo é realizado com acompanhamento de um médico veterinário, sem custos para os produtores. A biotecnologia aumenta a produção de arrobas por hectare, o tamanho da carcaça, a fertilidade, eficiência alimentar e resistência a doenças, resultando em maior produção com menor custo.

Mais Pecuária Brasil

O programa Mais Pecuária Brasil é contínuo e Araguaína tem disponibilidade para ofertar anualmente a inseminação em 600 animais. Para ter acesso ao programa, basta se cadastrar junto ao Departamento Municipal de Agricultura, na Rua 25 de Dezembro, em frente à OAB.

A documentação exigida para o cadastro são o comprovante de residência, identidade, ficha sanitária da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) com vacinação da brucelose e febre aftosa.