Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Gabriel Chagas/Secom Gurupi

Foto: Gabriel Chagas/Secom Gurupi

O carnaval de Gurupi 2024 está chegando e antes mesmo da batucada começar no circuito da folia, a economia local já está colhendo frutos devido a movimentação financeira que gera o “Melhor Carnaval do Norte do Brasil”. A cidade receberá foliões de várias partes do país, com isso, estabelecimentos comerciais já registram aumento nas vendas e no fluxo de atendimento.

A prefeita Josi Nunes ressalta que o objetivo da gestão é promover uma festa ainda maior do que foi ano passado e, com isso, aquecer ainda mais o comércio local. “Esse ano estamos investindo em uma estrutura ainda maior, nosso intuito é consolidar ainda mais a força do Carnaval de Gurupi, mas também gerar benefícios para a cidade como o fomento a economia, pois durante o Carnaval os hotéis, bares e restaurantes ficam lotados, pois recebemos muitos turistas, e a comunidade também é beneficiada com mais oportunidade de emprego e renda”, destacou. 

Keila Polleto, empresária do ramo de hotelaria, afirma que a cidade já sente os reflexos positivos da festividade carnavalesca. "Até esta quinta-feira, 08, nossa taxa de ocupação já atingiu 70%, e esperamos chegar a 100% nos dias da folia", declara. Além dos foliões tradicionais, Keila destaca que o hotel este ano também abrigará artistas, bandas e empresários envolvidos na realização do evento. "Estamos iniciando um novo ciclo após 37 anos participando da programação oficial com as tradicionais matinês. Este ano, não estaremos na programação, mas continuamos a atender um grande público de foliões", acrescenta, elogiando a estrutura do Carnaval e o investimento da Prefeitura de Gurupi.

O empresário Elissandro Rosa da Silva, proprietário de um restaurante, relata um aumento significativo de 60% no fluxo de clientes durante esta semana e necessitou ampliar o quadro de colaboradores. "Tivemos que contratar mais três pessoas para atender à demanda", revela. Ele prevê que o movimento aumentará ainda mais nos dias do evento, destacando o atrativo do Carnaval de Gurupi para pessoas de outras cidades e estados.

Maria Lúcia Pompeu, empresária do ramo de hotelaria e presidente do Sindhorbs (Sindicato do Turismo e Hospitalidade do Estado do Tocantins), enfatiza a expectativa positiva dos empresários do ramo de turismo. "Um evento como o Carnaval de Gurupi aumenta a movimentação financeira em pelo menos 40% nas empresas ligadas ao setor", afirma. Segundo ela, muitos turistas têm procurado informações sobre a cidade, programação e preços, demonstrando que comércio local será aquecido no período da festa.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Daniella Prudente, ressalta que a realização do carnaval em Gurupi traz grandes benefícios para a economia local. “Além do aspecto cultural e festivo, o Carnaval de Gurupi representa uma importante fonte de movimentação econômica para nossa cidade. Com o aumento das vendas e do fluxo de turistas, há uma significativa geração de empregos temporários e incremento na renda da população local', destaca.