Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Coletiva sobre as ações que serão desenvolvidas durante o feriado de Carnaval foi realizada no Palácio Araguaia.

Coletiva sobre as ações que serão desenvolvidas durante o feriado de Carnaval foi realizada no Palácio Araguaia. Foto: Aldemar Ribeiro/Secom-TO

Foto: Aldemar Ribeiro/Secom-TO Coletiva sobre as ações que serão desenvolvidas durante o feriado de Carnaval foi realizada no Palácio Araguaia. Coletiva sobre as ações que serão desenvolvidas durante o feriado de Carnaval foi realizada no Palácio Araguaia.

O Governo do Tocantins realizou nesta sexta-feira, 9, no Palácio Araguaia, a coletiva de imprensa sobre as ações que serão desenvolvidas durante o feriado de Carnaval. As frentes de segurança do Tocantins estão implementando um esquema tático robusto, para assegurar a tranquilidade dos foliões em todo o Estado.

A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) distribuirão o efetivo para todas as cidades que concentram as folias de Carnaval, a exemplo de Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Dianópolis e Xambioá. Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Antônio Barbosa, serão 500 policiais militares por dia, totalizando 2,5 mil policiais empregados durante este período, além de 270 viaturas por dia.

“Foi disponibilizado pelo Governo do Tocantins um investimento no valor de R$ 723 mil para reforçar a segurança no Carnaval e esse recurso possibilitará a valorização dos nossos profissionais e ainda a segurança das 90 cidades que realizarão a festa”, destacou o coronel Márcio Antônio Barbosa.

As rodovias estaduais também terão segurança reforçada com 33 alunos do Comando de Operações de Divisas (COD) e 24 policiais militares serão escalados para a operação Protetor das Fronteiras e Divisas, garantindo a seguridade, principalmente, nas vias que fazem divisa com estados vizinhos. 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, ressaltou que a corporação será distribuída para as cidades que mais necessitam do Corpo de Bombeiros. No entanto, todos os municípios que realizarão festividades contarão com o serviço do batalhão. “Um estudo foi feito e vamos colocar nossos homens e mulheres para trabalhar nas cidades que precisam de nossos serviços. Estaremos dobrando o efetivo para o Carnaval. Temos ainda a opção de dar um horário extraordinário para os militares também, assim reforçando todo o efetivo, garantindo a prevenção e a segurança”, pontuou o coronel.

Operação de Carnaval nas delegacias

No período do Carnaval, as delegacias estarão operando com escala de plantão, garantindo um atendimento contínuo e eficiente à população. Além disso, haverá um reforço de policiais nas delegacias, visando aumentar a capacidade de resposta às demandas emergenciais que possam surgir durante as festividades. 

O delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, enfatizou a importância de preparar o efetivo. "Diante da circunstância, nós aumentamos o efetivo especificamente do plantão. Além disso, teremos policiais nos blocos e nas concentrações, o que resultará em um aumento de efetivo específico. Portanto, nós aumentamos esse efetivo para garantir uma resposta eficiente e conforto no atendimento ao cidadão durante o período carnavalesco", expressou o delegado.

Ainda na reunião, foram apresentadas as ações de outras frentes de segurança como a Polícia Penal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) e a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu). (Secom/TO)

 Serão 500 policiais militares por dia, totalizando 2,5 mil policiais empregados durante este período, além de 270 viaturas por dia (Foto: Aldemar Ribeiro/Secom-TO)