Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação Fieto

Foto: Divulgação Fieto

Após uma sequência de baixa que durou cerca de 5 meses, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), levantamento feito mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e que mensura o sentimento do empresário do setor em relação à economia e seu negócio, alcançou 50,3 pontos em fevereiro, indicando confiança nos próximos seis meses. Esse resultado, acima da linha divisória dos 50 pontos, acompanha tendência observada no cenário nacional, em que o ICEI ficou em 52,7 pontos.

“Embora modesto, este resultado é importante para o setor que demonstrou confiança diante das expectativas otimistas em relação aos negócios”, explica Gleicilene Bezerra Cruz, técnica em pesquisa da Fieto, ao comentar o leve aumento da confiança do empresário tocantinense da indústria neste mês.

Este ano a confiança do industrial do estado em fevereiro ficou 2,3 pontos acima do alcançado no mesmo período do ano passado. Os dois componentes do ICEI, indicadores de Condições Atuais e Expectativas, também ficaram acima do observado em janeiro. O primeiro passou de 40,0 para 42,6 pontos de janeiro para fevereiro, mas apesar do aumento permanece abaixo da linha divisória dos 50 pontos. Já o segundo, que em janeiro ficou em 51,4 pontos, em fevereiro registrou 54,1, indicando que os empresários estão confiantes em relação aos seus negócios.