Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Antônio Cruz/Secom Porto Nacional

Foto: Antônio Cruz/Secom Porto Nacional

A cidade de Porto Nacional apresentou saldos positivos em relação ao acesso a saneamento básico pela população. É o que mostram os dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira, 23, e sobre a situação dos domicílios de todo o país. De acordo com o Censo 2022, 99,5% da população portuense tem abastecimento adequado de água, 71,64% possui esgoto, 99,28% tem banheiro e 91,48% contam com coleta de lixo. Ao todo, a cidade possui 21,3 mil domicílios.

Os resultados de Porto Nacional são mais significativos ainda ao se levar em conta os distritos do município de 64 mil habitantes. O principal deles, Luzimangues, tem mais de 24 mil habitantes e fica a 80 quilômetros da sede.

Para a Prefeitura de Porto Nacional, os números expressivos refletem o esforço e o trabalho que a gestão tem feito para que esses acessos básicos cheguem a mais locais atingindo mais pessoas. É o que afirma o presidente da Agência de Regulação, Fiscalização de Serviços Públicos e Meio Ambiente (ARPN), Fabrício Machado. “Recebemos esses dados com muita alegria e com uma certeza que isso é fruto do trabalho da gestão Ronivon Maciel que possui um olhar estratégico saindo na frente e criando a primeira Agência de Regulação e Fiscalização dos Serviços Públicos do Estado do Tocantins”, ressalta o presidente.

Ainda de acordo com Fabrício Machado, com a criação da autarquia foi possível ter uma estrutura para fiscalizar melhor todos os contratos concessionários do município. “Todo serviço público quando regulado e fiscalizado de maneira efetiva avança e melhora. E o resultado vai para quem mais precisa, que é a comunidade”, pontua.

O prefeito Ronivon Maciel comemora o resultado do censo de 2022. “O nosso compromisso é tornar a vida da nossa população melhor e isso passa pelos acessos básicos a água encanada, esgoto e coleta de lixo. Para isso, é preciso tomar medidas efetivas e estratégicas que estamos vendo refletido nos dados divulgados pelo IBGE. Agora, a nossa luta é além de manter isso, trabalhar para chegar a 100% em todos os indicadores. Sabemos que cada real investido no saneamento, são vários que se economiza com despesas de saúde”, ressalta Ronivon.