Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebeu nessa quinta-feira, 22, o primeiro lote com as 11.540 doses do imunizante contra a dengue. Por orientação do Ministério da Saúde (MS), o público a ser vacinado, até dezembro de 2024, está na faixa etária de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Entretanto, neste primeiro momento da campanha, as doses recebidas (D1) serão destinadas à população-alvo (crianças e adolescentes) com idade entre 10 e 11 anos.

No Tocantins, a população é de 28.805 crianças e adolescentes, sendo necessárias 58 mil doses no total. “A vacina contra a dengue foi incorporada pelo Ministério da Saúde no Sistema Único de Saúde em 2024 e age com o objetivo de reduzir as hospitalizações e os óbitos, decorrentes das infecções pelos vírus da dengue na população-alvo”, explicou a gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena.

A gerente de Imunização ainda ressaltou que as doses destinadas para aplicação da segunda dose (D2) serão enviadas posteriormente, considerando o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema da vacinação. “É importante que os municípios acompanhem as informações compartilhadas pela Secretaria sobre envio e recomendações de faixa etária para aplicação”, acrescentou Diandra Sena.

Distribuição

A equipe da Central Estadual de Estadual de Distribuição de Imunizantes Biológicos da SES-TO vai começar nesta sexta-feira, 23, a separação e a organização das doses, que serão distribuídas aos municípios, na próxima segunda-feira, 26, em Palmas. “É importante lembrar que os gestores precisam participar do nosso webinar para saber mais informações sobre os imunizantes, quantidade de doses disponíveis, seringas e agulhas próprias, para iniciar a sua estratégia de vacinação o mais breve possível”, pontuou a gerente de Imunização. 

A escolha dos municípios selecionados e o número de quantitativos enviados neste primeiro lote, foram definidos conforme a Nota Técnica n° 14/2024 do Ministério da Saúde: Palmas (9.082 doses), Miracema do Tocantins (544 doses), Miranorte (367 doses), Rio dos Bois (92 doses), Rio Sono (148 doses), Novo Acordo (143 doses), Aparecida do Rio Negro (166 doses), Lajeado (116 doses), Santa Tereza do Tocantins (105 doses), Tocantínia (352 doses), Lagoa do Tocantins (135 doses), Fortaleza do Tabocão (116 doses), São Félix do Tocantins (69 doses) e Lizarda (102 doses).

A determinação sobre a quantidade de doses enviadas foi realizada pelo Ministério da Saúde, que teve como base três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e municípios; o quantitativo necessário de doses para a população-alvo conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.

Webinar

Os municípios selecionados para a realização da campanha participam na tarde desta sexta-feira, 23, de um Webinar coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e pela Gerência de Imunização da SES-TO.

Dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode progredir para quadros graves, não existindo até o momento, um medicamento específico para o tratamento. Dessa forma, a vacinação age com o objetivo de reduzir as hospitalizações e os óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue na população-alvo (crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade).

Boletim 

O boletim do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), atualizado em 21 de fevereiro de 2024, aponta que houve uma queda de 77,2% no número de casos confirmados de dengue, em fevereiro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 649 casos em 2023 e 148 em 2024.

Prevenção

A melhor forma de prevenção é evitar água parada, onde a fêmea do mosquito Aedes aegypti deposita seus ovos. Para isso, é importante: 

- Manter sob abrigo da chuva pneus, garrafas, sucatas, bebedouros de animais e outros depósitos móveis, entre outros;

- Providenciar a vedação de caixas d’água, tambores, tanques, cisternas e poços artesianos;

- Colocar areia em pratos e vasos de plantas para evitar o acúmulo de água;

- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada. E, se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo;

- Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e cloradas. (Secom/TO)