Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

 A Adapec é o órgão estadual responsável pela fiscalização da produção das indústrias registradas no SIE.

A Adapec é o órgão estadual responsável pela fiscalização da produção das indústrias registradas no SIE. Foto: Francisco Lopes/Secom-TO

Foto: Francisco Lopes/Secom-TO  A Adapec é o órgão estadual responsável pela fiscalização da produção das indústrias registradas no SIE. A Adapec é o órgão estadual responsável pela fiscalização da produção das indústrias registradas no SIE.

O Tocantins registrou no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), no mês de fevereiro, mais três agroindústrias, sendo duas no segmento de entrepostos de produtos cárneos e uma de mel, nos municípios de Araguaína e Pau D’arco. Os registros foram concedidos pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

As empresas Ki Petas e Pururuca do João, ambas situadas no município de Araguaína, processam produtos de origem animal. A primeira processará massas e produtos gordurosos de origem animal e possui capacidade de produção de 800 kg/dia. A segunda processa carne e derivados com capacidade de produção de 300 kg/dia.

No município de Pau D’arco também foi registrado no SIE um entreposto de mel, por meio da Associação dos Pequenos Apicultores do Projeto Sudam e leva o nome de fantasia de APAPS. Esta agroindústria possui capacidade de processar até 2.500 kg de mel/dia.

Segundo o gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio José de Sousa Caminha, a Adapec acompanhou e orientou todo o processo de adequação destas empresas para a adesão ao SIE, e que, após todas as vistorias e fiscalizações as indústrias foram credenciadas receberem a certificação.

O presidente da Adapec, Paulo Lima destacou a importância das agroindústrias para o desenvolvimento do Tocantins. “Estas três indústrias que receberam o selo SIE poderão agora comercializar seus produtos em todo o Estado e com isso vão elevar sua produção e consequentemente a geração de emprego e renda de forma direta e indireta. Este é um trabalho que o Governo do Tocantins, por meio da Adapec, vem executando e incentivando o crescimento das agroindústrias", pontuou Paulo Lima.