Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Brenda Ramos/Secom-TO

Foto: Brenda Ramos/Secom-TO

Durante o mês de fevereiro, os técnicos de Instrumentos da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizaram a Verificação Anual em vinte e seis equipamentos de radares fixos, mistos e barreiras eletrônicas em Palmas.

O presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior, comunica que a ação, que é demandada pelas concessionárias de radares, atende aos Regulamentos Técnicos Metrológicos do Inmetro, que determinam como obrigatória a verificação de radares de velocidade uma vez por ano ou todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo, ou no caso dos novos equipamentos. 

Para as ações de fiscalização de radares envolvem três entes – a Prefeitura Municipal (que é responsável pelo isolamento do trânsito para os ensaios metrológicos), a Concessionária que administra o equipamento (que é responsável por demandar a verificação) e a Agência de Metrologia (que é responsável pela medição do instrumento, ou seja, verificar se o valor marcado no equipamento está correto).

Como é feito o procedimento de verificação

Aferir os radares é uma ação rotineira e faz parte do escopo de trabalho da Agência de Metrologia. Normalmente, é demandada pela concessionária responsável pela gestão do radar. O objetivo da ação é atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores e verificar a conformidade com a velocidade permitida nas rodovias, bem como observar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Inmetro.

Para efetuar a Verificação Anual dos Radares (medidores de velocidade), um veículo oficial da AEM trafega na via averiguada e passa pelo equipamento instalado, em média cinco vezes. No caso dos equipamentos novos, na Verificação Inicial, um veículo da Agência passa pelo medidor de velocidade, em média dez vezes em cada radar. Neste processo, usa-se um aparelho, que é calibrado pelo Inmetro e, que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo oficial da pasta.

De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode vir a ser aprovado ou reprovado. Quando ocorre a reprovação dos medidores de velocidade, eles não podem ser utilizados até que a empresa responsável realize as adequações necessárias.

Qual é a importância do equipamento

Os radares de trânsito são aparelhos que monitoram o tráfego de veículos e identificam quando um deles circula acima do limite estabelecido para a via em questão. Para o funcionamento, devem ter seu modelo aprovado pelo Inmetro, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Contran.

O radar também é um grande aliado para evitar acidentes de trânsito. “Os equipamentos são demarcados com velocidades permitidas que são determinadas considerando a segurança do trânsito e dos motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas”, destaca o presidente Jerônimo.