Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Formar parcerias para gerar inclusão. Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação (Semash), juntamente com o Coletivo de Mulheres em Movimento, inauguraram na manhã desta terça-feira, 5, a Casa da Mulher Portuense. O espaço, localizado no setor Novo Planalto, é destinado a mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica e oferecerá cursos profissionalizantes e serviços especializados a partir de segunda-feira, 11.

Inicialmente, serão ofertados os cursos de recepcionista e assistente administrativo, com vagas limitadas. As interessadas deverão ir até a Semash ou da sede do Coletivo de Mulheres em Movimento, localizado na Associação Rural, número 2057 A, na sala acima da Construramos, munidos de RG, CPF e número de sua conta bancária, para recebimento de uma bolsa no valor de R$ 400,00 durante a formação.

A secretária da Semash, Keila Viana, convidou parceiros e pontuou que no local já há o cronograma para diversos cursos. “Esse local precisará de muitos parceiros! Aqui construiremos políticas públicas para que os direitos das nossas mulheres sejam garantidos, principalmente aquelas que são vítimas de violência doméstica ou que vivem em situação de vulnerabilidade e a Semash trabalhará diariamente a fim de garantir isso”, disse Keila Viana.

Por falar em parcerias, o prefeito Ronivon Maciel destacou a união de forças. “Esse é um momento muito forte por saber da política pública que temos para estabelecer e disponibilizar que é realmente esse cuidado que são oportunidades que precisam acontecer e serem realizadas para as nossas mulheres. A Casa da Mulher Portuense nasce com o sentimento de luta, determinação e de poder querer também das mulheres. Aqui os governos municipal, estadual e federal estão presentes pelo bem de cada uma delas”, enfatizou o prefeito.

Durante a sua fala, a presidente do Coletivo de Mulheres em Movimento, Adélia Ramos, falou da sua alegria em ver o local sendo inaugurado. “Esse momento é um marco na história de Porto Nacional, é onde vamos dar uma esperança para as mulheres do nosso município. A Casa da Mulher Portuense vem somar, sendo um local de escuta, fala e acolhimento. Isso é uma novidade inexplicável porque será uma ponte para cada mulher buscar a sua liberdade, dignidade, profissão e uma fonte de renda”, pontuou Adélia.

A delegada Fernanda Corrêa falou sobre a necessidade da parceria entre a parceria e a delegacia especializada. “Na Delegacia, nós prestamos os serviços de proteção e segurança à essas mulheres vítimas de violência, porém, precisamos do apoio que vem após esse processo para que essa mulher de fato consiga sair do ciclo de violência e ter um respaldo, pois muitas vezes ela não consegue por dependência econômica e algumas outras dificuldades sociais”, destacou Fernanda, que é responsável pela Delegacia de Atendimento à Mulher e Vulneráveis de Porto Nacional, Fernanda Correa. 

(Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional)