Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Nívea Ayres/Secom Porto Nacional

Foto: Nívea Ayres/Secom Porto Nacional

A reinauguração da Feira Maria Tavares ocorreu nessa quarta-feira, 6, na antiga rodoviária, depois de mais de um ano parada. Iniciativa do Coletivo de Mulheres em Movimento, contou com a colaboração da Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Produção, do Sicredi e Sebrae. A cerimônia foi acompanhada pela apresentação do cantor Luiz Burugudu. 

A Feira em homenagem à empreendedora portuense Dona Maria Tavares tem a participação das filiadas ao Coletivo e funcionará toda quarta-feira das 17h às 21h, com quitutes, verduras e trabalhos manuais. O local também recebe a Feira do Produtor e Associação dos Artesãos.

O secretário da Agricultura, Arlindo Lopes, ressaltou a entrada dos parceiros para reerguer a feira novamente. “Era uma reivindicação há muito tempo deles, eles reivindicavam o espaço para exporem seus produtos, comidas, já havia muito tempo e não achavam apoio. E a gente, juntamente com a Prefeitura Municipal, Secretaria da Agricultura e Produção, Sebrae e o Sicredi, fizemos essa parceria e hoje estamos reinaugurando esse espaço maravilhoso, você pode ver como estão as nossas bancas, tudo novinha, tudo arrumada, então assim, a partir de hoje, elas têm condições de empreender o seu negócio”, enfatizou o secretário.

Em sua fala de abertura, a presidente do Coletivo de Mulheres em Movimento, Adélia Ramos, destacou a importância de apoiar o trabalho feminino. “A reinauguração da Feira Maria Tavares faz parte de uma longa agenda em comemoração ao Dia da Mulher, das nossas festividades, da nossa luta, porque isso aqui é resultado de uma luta, uma luta boa. Então, a gente tá feliz enquanto Coletivo de Mulheres. Eu gostaria de parabenizar a Gladis, que é a coordenadora desse eixo. O Coletivo de Mulheres trabalha com cinco eixos. Um deles é o empreendedorismo, ou seja, geração de renda”. 

Andreia Milhomens, que vende mamão através da Feira do Produtor, compartilha do sentimento das mulheres do Coletivo. “É uma satisfação muito grande por ser daqui de Porto Nacional, de termos essa reinauguração para a nossa cidade, ajudando todos os produtores, ajudando as mulheres que tem a sua produção individual para estar vendendo aqui”. Ao final, a equipe do Sicredi distribuiu lembrancinhas para todas as presentes em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado nesta sexta-feira, 8 de março. 

(Foto: Nívea Ayres/Secom Porto Nacional)