Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A prefeita Cinthia deve dialogar com o governador na próxima semana. O nome do pré-candidato a ser apoiado pela gestora deve ser divulgado em abril.

A prefeita Cinthia deve dialogar com o governador na próxima semana. O nome do pré-candidato a ser apoiado pela gestora deve ser divulgado em abril. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A prefeita Cinthia deve dialogar com o governador na próxima semana. O nome do pré-candidato a ser apoiado pela gestora deve ser divulgado em abril. A prefeita Cinthia deve dialogar com o governador na próxima semana. O nome do pré-candidato a ser apoiado pela gestora deve ser divulgado em abril.

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, será recebido na próxima segunda-feira, 11, em Palmas/TO, pela prefeita Cinthia Ribeiro, presidente nacional do PSDB-Mulher e do diretório estadual. Perillo embarcará na capital tocantinense para encontro que acontecerá na Assembleia Legislativa com as presenças de vereadores, filiados e integrantes das executivas municipais, além de pré-candidatos nas eleições deste ano. 

O evento promete. José do Lago Folha Filho (PSDB), presidente da Câmara de Palmas, diz que o momento será único. "O nosso partido que é um partido bom, forte, está se estruturando. Temos a força muito forte no Estado que é a prefeita de Palmas, temos o deputado Eduardo Mantoan, que é a nossa segunda maior figura política, eu vereador e presidente da Câmara e mais quatro vereadores aqui do partido. Estamos construindo um partido muito forte para disputar as eleições de 2024 no Estado. Vamos fazer prefeitos, vereadores. A vinda dele (Perillo) é, de certa forma para nós, um motivo de grande motivação", afirma Folha. 

Anúncio em Abril

A política em Palmas depende de algumas decisões para clarear o cenário, dentre elas quem a prefeita - em fim de segundo mandato - e o governador Wanderlei Barbosa apoiarão na disputa pela Prefeitura da Capital. Os pré-candidatos aguardam ansiosos e, considerando afirmações do presidente Folha, Cinthia Ribeiro deve anunciar quem receberá seu apoio no começo de abril. "Ela hoje é a joia mais cobiçada e todos estão na expectativa de saber quem é o nosso candidato. A expectativa é que ela possa anunciar agora no começo de abril, pelo dia 10, dia 15 de abril, o nosso candidato a prefeito. É um nome forte, consistente e é para ganhar as eleições", revelou Folha em entrevista ao Conexão Tocantins

Aliança Cinthia e Wanderlei

A prefeita Cinthia Ribeiro e o governador Wanderlei Barbosa devem conversar na próxima semana. "Estamos esperando, estamos conversando, acredito que do dia 12 e 13 da semana que vem a prefeita faça uma conversa com o governador. A gente pretende e a gente quer muito caminhar juntos, governador e Prefeitura juntos. É a primeira vez na história, se acontecer, em que o Governo e a Prefeitura caminham juntos. [...] O sonho nosso é de ter Governo e Prefeitura juntos em um projeto só, em um nome só", afirma Folha. 

Cinthia e Wanderlei serão protagonistas nas eleições de outubro com seus apoios.

Cenários 2024 e 2026

O período da janela partidáriaprazo de 30 dias para a troca de partido sem perder o mandato, encerra dia 5 de abril. Só após, como analisa Folha, é que haverá real noção do cenário político. "Mas tenho plena certeza que o PSDB é e será o maior partido da capital. Vamos eleger de seis a sete vereadores nesta próxima eleição", garante.

Folha não economiza nos elogios à prefeita Cinthia Ribeiro, considerada por ele a maior expressão política de Palmas e do Estado em se tratando de gestão municipal. Segundo o presidente da Câmara, o maior legado político das gestões que passaram pela capital é o da prefeita Cinthia. 

Segundo Folha já se discute um projeto político centrado em Cinthia Ribeiro para 2026. "E queremos andar com o governador, isso é o nosso sonho. Sei que qualquer chapa majoritária quer a prefeita Cinthia, com o apoio dela, em 2026", afirma Folha. 

Dentre as especulações do momento nos bastidores da política, em um dos cenários para 2026, Cinthia Ribeiro poderia compor uma chapa majoritária com o governador Wanderlei Barbosa na busca pelas duas vagas que estarão disponíveis para o Tocantins no Senado, juntamente com o vice-governador Laurez Moreira que deverá assumir o governo e ir para a disputa à reeleição ao Governo do Estado, já que o governador Wanderlei precisará renunciar para se candidatar ao Senado. 

Pré-candidato

Em seu segundo mandato na Câmara de Palmas, José do Lago Folha Filho, ou apenas Folha, acumula conquistas. Dentre elas, a garantia de uma maior abertura do Legislativo para a sociedade, sendo possível após uma série de medidas da presidência da Casa. 

Pré-candidato, Folha diz estar em constante diálogo com as lideranças. "Eu, enquanto pré-candidato a vereador estou dialogando com os líderes, com o meu pessoal, buscando de certa forma consolidar mais uma pré-candidatura a vereador", afirma. 

Segundo ele, o "feedback" tem sido positivo. "A prefeita é uma pessoa muito tranquila, é nossa líder maior. Tem sido muito coerente, tem conversado, nos dando oportunidade para nos fortalecermos, engajar no partido, e estou satisfeito", conclui. 

(Foto: Chico Sisto/CMP)