Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

O Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação (Enastic) com o foco em Ministérios Públicos e Tribunais de Contas está de volta para sua 8ª edição, agora em Palmas, no Tocantins. O evento ocorrerá entre os dias 19 e 21 de março e as inscrições são gratuitas. 

Após ser sediado por outras instituições como MPRS, MPPR, MPSC, MPSP e MPMG, o encontro promete em 2024 trazer ainda mais insights e debates relevantes para o cenário da tecnologia e inovação no Brasil, com o objetivo de promover reflexões sobre temáticas essenciais para a implementação de metodologias de trabalho inovadoras. Esta 8ª edição do Enastic se propõe a discutir pautas cruciais relacionadas às principais ferramentas tecnológicas capazes de impulsionar a transformação digital nos Ministérios Públicos e Tribunais de Contas do país.

O evento é produzido e organizado pelo J.Ex, um movimento de inovação iniciado em 2014 que tem como objetivo ajudar a preparar as instituições e as pessoas para a Justiça do futuro.

Durante o Enastic, os participantes terão a oportunidade de explorar e compartilhar experiências sobre os avanços e desafios enfrentados no contexto da tecnologia e inovação, além de estabelecerem conexões valiosas com profissionais e especialistas do setor.

O Ministério Público do Tocantins, sede de 2024 do evento (em conjunto com o Tribunal de Contas do Tocantins), já é destaque na área de tecnologia da informação e referência para outros Ministérios Públicos. O projeto “Painel de Monitoramento de Queimadas e Desmatamentos – Radar Ambiental”, tem como objetivo implementar um fluxo de monitoramento de queimadas e desmatamentos, contando com recursos tecnológicos que viabilizam a responsabilização dos infratores, por meio de instrumentos regulares de atuação extrajudicial ou judicial quando couber.

Iniciado em 2014, o evento Enastic já conectou mais de 5 mil pessoas ao redor do Brasil em dezenas de edições. Ajudando assim a engajar cada vez mais as pessoas a respeito da necessidade de aproveitarmos ao máximo o que a tecnologia é capaz de oferecer para tornar a nossa Justiça cada vez mais célere e eficiente em suas entregas para a população.

O Enastic é promovido pelo o J.Ex, movimento que este ano comemora 10 anos impulsionando as instituições de Justiça rumo à transformação digital. São mais de 30.000 pessoas impactadas por meio dos programas de educação, eventos e conteúdos de tecnologia, inovação e gestão.