Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Adapec

Foto: Divulgação Adapec

Com o objetivo de levar orientações sobre a raiva dos herbívoros e os riscos de transmissão para o ser humano, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realiza nessa terça-feira, 19, duas palestras em povoados do município de Ponte Alta do Bom Jesus.

A primeira palestra acontecerá na escola municipal no Povoado Mimosa dos Marinhos a partir das 7h30 da manhã. A segunda palestra acontece no período da tarde às 13h30, na escola municipal do Povoado Altamira. Ambas as palestras são voltadas para estudantes, produtores rurais e a comunidade em geral. Além disso, está sendo realizado atendimento aos produtores rurais e monitoramento de abrigos do morcego hematófago, Desmodus rotundus, nestes povoados.

As palestras serão ministradas pelo médico veterinário da Adapec, José Veloso Júnior, que abordará temas como: o que é a raiva, como ela é transmitida aos animais e ao homem, como identificar o morcego hematófago e seus abrigos, formas de controle e cuidados.

Segundo a Adapec, desde a semana passada uma equipe de prevenção e controle da raiva dos herbívoros está na região sudeste atendendo demandas de produtores rurais e realizando monitoramento e capturas de morcego hematófago, principal transmissor da raiva.

No Tocantins, a Adapec executa outras ações de controle da raiva dos herbívoros, como vigilâncias ativas, controle da população do morcego hematófago Desmodus rotundus, monitoramento de abrigos e orientação aos produtores rurais.

Sintomas da raiva dos herbívoros

O animal infectado pelo vírus da raiva apresenta alguns sintomas como: isolamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. Com a evolução da doença, tem movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, decúbito lateral seguido de morte que ocorre em média de 3 à 6 dias.

Em caso de suspeita da doença, espoliação em animais domésticos ou sobre a presença de abrigos de morcegos hematófagos em suas propriedades. Este produtor pode entrar em contato por meio do Disque Defesa no 0800-063-1122 ou dirigindo-se pessoalmente ao escritório da Adapec do seu município.