Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

33% dos novos empregos gerados em Porto Nacional em janeiro estão na construção civil.

33% dos novos empregos gerados em Porto Nacional em janeiro estão na construção civil. Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional 33% dos novos empregos gerados em Porto Nacional em janeiro estão na construção civil. 33% dos novos empregos gerados em Porto Nacional em janeiro estão na construção civil.

Geração constante de emprego e renda. Esse parece ser o caminho sem volta de Porto Nacional, Capital de Cultura e do Agro do Tocantins e terceiro maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, com R$ 3,6 bilhões (IBGE 2021).

Depois de ver a geração de 2,2 mil empregos formais entre 2021 e 2023, aumentando a quantidade de pessoas ocupadas na cidade em 30%, Porto Nacional começou muito bem em 2024 e já tem um saldo positivo de 138 novos postos de trabalho apenas no mês de janeiro. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Brasil), sistema oficial atualizado pelo governo federal, via Ministério do Trabalho e Emprego.

A quantidade de novos empregos gerados em Porto Nacional em janeiro corresponde a 9,5% das 1.447 novas vagas do Tocantins no mês. “Nós organizamos a cidade para que os empresários confiassem nela e aportassem investimentos. Isso vem acontecendo com muito sucesso, tanto que crescemos nos setores de serviço, comércio e também no agro”, ressalta o prefeito Ronivon Maciel.

Destaques e relevância estadual

Nos 138 novos empregos de Porto Nacional criados em janeiro, 33% são da construção civil, 33% são do setor de serviços e 20% do comércio. Os 13% restantes se dividem entre agropecuária, indústria e outros.

Por outro lado, os 9,5% de janeiro de Porto Nacional em relação ao Estado é mais expressivo ainda se for medido em proporção pelo tamanho da cidade. Atualmente, Porto Nacional possui 4% da população tocantinense e 4% da quantidade total de empregos formais (que é de 251,2 mil). Assim, teve uma participação proporcional mais do que o dobro de sua capacidade.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Thiago Paulino, ressalta o apoio permanente da prefeitura para as atividades que geram renda. “Nós apoiamos o comércio com campanhas de vendas, melhoramos a infraestrutura em toda a cidade e nos distritos, sobretudo Luzimangues, e agora passamos a tornar realidade os grandes projetos, como o Polo Multissetorial 13 de julho. Tenham a certeza que no final de 2024 teremos números históricos de criação de empregos”, frisa o secretário.

Terceira cidade que mais teve emprego gerado no mês

Ainda detalhando o mês de janeiro, os 138 novos empregos de Porto Nacional deixam o município na terceira posição na geração de postos de trabalho no Estado no período, atrás apenas de Palmas (414) e Araguaína (208). Compartido a quarta posição, estão Pium e Caseara, com 71 empregos cada.