Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Dois alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) desta segunda-feira, 18, apontam perigo de chuvas intensas para quase todo o Tocantins. A validade dos avisos encerra nessa terça-feira, 19, (às 10 horas). 

Um dos alertas é laranja, com grau de severidade médio. Neste aviso o Inmet aponta perigo para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Alguns municípios citados no alerta laranja: Abreulândia, Ananás, Araguaína, Augustinópolis, Barra do Ouro, Brasilândia do Tocantins, Carmolândia, Dois Irmãos do Tocantins, Fortaleza do Tabocão, Goiatins, Guaraí, Itaguatins, Juarina, Luzinópolis, Miranorte, Palmeiras do Tocantins, Pedro Afonso, Piraquê, dentre outros. 

O outro alerta é amarelo, o mais brando dos avisos. O Instituto aponta perigo potencial de chuvas intensas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Alguns municípios citados no alerta amarelo: Abreulândia, Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Barrolândia, Bom Jesus do Tocantins, Brejinho de Nazaré, Campos Lindos, Cariri do Tocantins, Centenário, Chapada da Natividade, Chapada de Areia, Cristalândia, Crixás do Tocantins, Divinópolis do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Dueré, Lajeado, lizarda, Marianópolis do Tocantins, Mateiros, Miracema do Tocantins, Natividade, Oliveira de Fátima, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Recursolândia, dentre outros. 

Confira algumas instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Região do Tocantins impactada pelo alerta laranja do Inmet. 
 Região do Tocantins impactada pelo alerta amarelo do Inmet.