Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo/Secom-TO

Foto: André Araújo/Secom-TO

Para garantir a continuidade dos atendimentos e das demandas dos hospitais públicos e privados durante o feriado prolongado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) manterá em funcionamento alguns serviços no Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense.

Os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Hemocentro

Os hemocentros estarão abertos no ponto facultativo de quinta-feira, 28, exceto a Unidade de Coleta do Hemocentro, em anexo ao Hospital Geral de Palmas (HGP) e a Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis. Na sexta-feira, 29, e no sábado, 30, todas as unidades estarão fechadas, retornando o atendimento normal na segunda-feira, 1° de abril.

De acordo com a responsável pela captação de doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes, é muito importante o apoio da população nas doações de sangue antes do feriado prolongado. "Pois isso contribui para que possamos garantir a continuidade do atendimento das demandas de sangue no Estado do Tocantins”, afirma. 

Lacen-TO

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), em Palmas e Araguaína, funcionará normalmente até a quarta-feira, 27, retornando o atendimento normal no dia 1° de abril.

Durante esse período em que o Lacen-TO vai permanecer fechado em decorrência do feriado, será mantido o atendimento de sobreaviso com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) para as situações de surtos de doenças de interesse em saúde pública e atendimento das demandas da Central de Transplantes do Tocantins (Cetto).

DAF

As unidades da Diretoria da Assistência Farmacêutica (DAF) de Palmas, Araguaína e Gurupi, terão expediente normal até quarta-feira, 27, retornando suas atividades no dia 1° de abril, das 8 às 17 horas.

Imunização

A Gerência de Imunização estará fechada nos dias 28 e 29, voltando o atendimento normal na próxima segunda-feira, 1° de abril.