Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Presidente do Sintet Regional de Guaraí, Iolanda Bastos

Presidente do Sintet Regional de Guaraí, Iolanda Bastos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Presidente do Sintet Regional de Guaraí, Iolanda Bastos Presidente do Sintet Regional de Guaraí, Iolanda Bastos

A prefeita de Guaraí, Fátima Coelho, sancionou a Lei Complementar (LC) nº 06/2024 de 13 de março, de sua autoria, que autoriza aumentar a quantidade de cargos temporários do quadro da Secretaria Municipal de Educação, serão contratados cerca de cem novos servidores públicos para atuarem na Nova Creche, prevista para ser inaugurada no dia 30 de abril de 2024. A LC altera a lei nº 755/2021, que trata sobre a autorização para contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.

Os contratos temporários são para os cargos de professor (20 vagas), auxiliar de sala (20), agente de vigilância (6), agente de transporte escolar (1), auxiliar de serviços gerais (15), merendeira (10), auxiliar administrativo (2), zelador (2) e monitor de educação básica (10), com salários de R$ 1.412,00 a R$ 4.580,57.

“Nós consideramos a medida da prefeita como uma farra com os recursos da educação, se tinha escola prevista para ser entregue era de conhecimento que precisava aumentar o quadro de profissionais da educação, o correto era ter organizado orçamento para realizar concurso público, mas falta planejamento orçamentário e respeito com a administração pública”, disse a presidente do Sintet Regional de Guaraí, Iolanda Bastos.

Para o Sindicato, fica evidente que a falta de interesse da prefeitura em valorizar os profissionais da educação efetivos se dá porque sua prioridade é ampliar as contratações.