Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Rafael Batista

Foto: Rafael Batista

Em uma noite marcante para a cultura Tocantinense, o longa-metragem "Tocantins em Cena" fará sua estreia na Capital, Palmas, nesta segunda-feira (8/04), trazendo à tela uma celebração da riqueza natural, artística, histórica e cultural do Tocantins. Dirigido por Kécia Ferreira e com co-direção de Monise Busquets, o filme é fruto de uma coprodução entre a Tapioca Cine, Tocantins Filmes e Entre Rios Filmes, contando com o roteiro de Wertem Nunes.

A obra é uma viagem sensorial através das paisagens, sons e tradições que compõem o tecido diversificado do Estado do Tocantins. Com uma abordagem que entrelaça a narrativa visual com depoimentos de figuras proeminentes da música local, como Genésio Tocantins, Braguinha Barroso e Juraildes da Cruz, "Tocantins em Cena" promete ser uma experiência imersiva da cultura tocantinense.

O filme se aprofunda na essência da região, explorando a multiplicidade de suas expressões culturais - desde a cena musical até as práticas tradicionais que definem o cotidiano de suas comunidades. Destaca-se a inclusão de depoimentos da líder da Comunidade Mumbuca, Noemi Ribeiro, mais conhecida como Dona Doutora, e a última entrevista de Maurício do Mumbuca, lendário músico que nos deixou em 2021, trazendo à luz o legado imaterial do Tocantins.

"Tocantins em Cena" não se limita à expressão musical, estendendo seu olhar para as riquezas naturais que fazem do estado um destino de inigualável beleza. O Jalapão, com seus campos de colheita do Capim Dourado, as águas cristalinas, planaltos e cachoeiras, e o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins são apenas algumas das maravilhas apresentadas, sem esquecer de Palmas, a última capital planejada do país, e seus monumentos históricos.

Além de ser uma homenagem à diversidade cultural e natural do Tocantins, o filme também serve como um convite para explorar as belezas ainda pouco conhecidas dessa região única do Brasil. A cultura indígena, as quebradeiras de coco, a Súcia, a Festa do Divino e muitas outras manifestações culturais são exploradas, proporcionando um retrato rico e multifacetado do estado.

O lançamento de "Tocantins em Cena" ocorrerá na Aldeia Taboca Grande, em Taquaruçu, às 20h desta segunda-feira, oferecendo aos presentes a oportunidade de vivenciar a totalidade deste espetáculo cinematográfico em primeira mão. Esta estreia não é apenas um marco para o cinema regional, mas também um momento de reconhecimento e celebração da identidade Tocantinense, promovendo a preservação e a valorização de suas tradições e belezas naturais.

(Foto: Rafael Batista)