Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Francisca Coelho/MPTO

Foto: Francisca Coelho/MPTO

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), ciente da necessidade de atuação ativa voltada à garantia dos direitos de pessoas em situação de rua, promoveu na manhã desta terça-feira,09, uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas, com o objetivo de verificar a realidade dessa população.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, direcionou a reunião e esclareceu: “eu pedi essa primeira reunião para entender como está a situação dessas pessoas, em seguida solicitei à Semus um diagnóstico detalhado desse público, para que, a partir dessa análise, possamos verificar como contribuir nesse atendimento”.

Como encaminhamento da reunião, ficou definido que a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas encaminhará uma análise com dados da população em situação de rua que é atendida pelo Consultório na localizado na rua da Semus. A secretaria deverá ainda levantar quantidade de crianças, adolescentes, LGBTQIAPN+ e os pontos de apoio para essa população.

A promotora de Justiça Isabelle Figueiredo também acordou com as representantes da Semus que na próxima semana deverá ser feito um novo encontro sobre a temática, desta vez com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, com o intuito de integrar a equipe para, juntos, encontrarem soluções rápidas para essa situação.

Participaram da reunião as servidoras da Semus Pâmela Eva Teixeira, diretora de Atenção Primária; Lorena Gonçalves, coordenadora de ciclos de vida; Juliana Santos, enfermeira do consultório de rua; a psicóloga Elisa Alves e a enfermeira Evelin Santos. (MPTO)