Destino ainda pouco conhecido até mesmo pelos que moram nessa parte do Brasil, Lajeado, município localizado a 60 km de Palmas, foi rota turísticas para um grupo de empresários nessa segunda-feira, 8. A ação, promovida pelo Sebrae Tocantins e Prefeitura de Lajeado, por meio do projeto Lajeado + Turismo, tem o objetivo de divulgar os roteiros prontos para venda aos turistas.
Entre os passeios por meio de trilhas, cachoeiras, grutas e cavernas, o roteiro Serra do Lajeado/Pedreira abrange um território de aproximadamente 30 km de extensão. O passeio tem início no Morro do Leão, um fenômeno natural em formato de pedra que se assemelha ao formato do animal.
Logo depois o destino segue para o Sítio Arqueológico Catitu. Nesta parte da rota é possível ver pinturas rupestres em paredões expostos em meio ao cerrado. Luíz Canário, proprietário do local, conta que a visita ao local custa R,00 por pessoa e a proposta do lugar é encantar os visitantes pelos mistérios do que é exposto nos desenhos. “Temos pinturas que representam uma família, uma caça, um ritual, ou seja, é muita coisa para observar e viajar na história por meio dessas figuras”, enfatiza.
Após essa visita, o grupo seguiu para o Recanto das Cachoeiras e Gruta do Kael, os destinos encantaram o público pela beleza das águas que transbordam em meio às pedras localizadas em morros ainda pouco explorados pelos turistas. “Eu moro há 28 anos em Lajeado e não sabia que o município tinha lugares tão bonitos. Já vi algumas vezes por foto, mas nada se compara ao que vivenciei hoje pessoalmente. É mesmo com as limitações da minha idade, nada foi empecilho para que eu fizesse essas trilhas”, relatou a empresária Antonia Dalvina de Oliveira Santos, 68 anos.
O proprietário Marco Aurélio da Silva Marinho, conhecido como Kael, descobriu a gruta após mapear a fazenda por meio do georreferenciamento. Foi então na pandemia que ele viu no atrativo, uma oportunidade de fazer negócio. “No período de isolamento começamos abrir para visitação do público e hoje o lugar já está sendo bem visitado pelos turistas. Mas vejo que ainda precisamos de mais divulgação para que outras pessoas conheçam o lugar”, comenta.
A gestora do projeto, a analista do Sebrae, Ana Flávia Borges, enfatiza que o município é produto turístico exuberante e esse potencial turístico precisa, antes de tudo, ser reconhecido e apropriado pelos próprios moradores da região. “Nossa intenção é promover a transformação dos pequenos negócios que trabalham com turismo em Lajeado e deslanchar o destino. Tudo que o município oferece é muito lindo e é preciso mostrar para esses empresários que eles conseguem transformar esses roteiros em destinos únicos no Estado”, enfatiza.
“Vivendo de perto é que podemos reconhecer a importância do turismo. Hoje conseguimos olhar de forma madura essa parte do nosso município. Temos muita coisa para fazer e ações como essa encoraja nossos empreendedores”, afirma Lenizia Costa, secretária municipal de Turismo.
Lajeado + Turismo
O projeto Lajeado + Turismo tem o objetivo de fortalecer o empreendedorismo do trade turístico da cidade de Lajeado. A iniciativa ocorre em parceria com a Prefeitura Municipal e conta com apoio da Investco, por meio do Instituto EDP. (Sebrae/TO)
(Foto: Divulgação Sebrae/TO) (Foto: Divulgação Sebrae/TO)