O Sebrae Tocantins está com as inscrições abertas para as pessoas interessadas em se credenciarem como consultores e instrutores da instituição. O edital é permanente e o credenciamento deve ser realizado no site www.sebraeto.com.br. Todo o processo de cadastramento é realizado de forma remota e gratuita. O pagamento destes consultores varia de R$ 1.005,00 a R$ 300 mil, dependendo da área de atuação.
Conforme o edital, também disponível no site do Sebrae, podem participar do credenciamento empresas de todo Brasil. Para realizar a inscrição, o interessado deve apresentar documentação técnica e jurídica, comprovando conhecimento por meio do Atestado de Capacidade Técnica (ACT). A instituição permite que os MEIs possam ministrar palestras, cursos e oficinas, o que possibilita que este público específico também participe do processo.
Toda documentação será submetida à comissão de análise, com prazo de 30 dias a partir da inscrição, sendo prorrogada por igual período. Inicialmente, o Sebrae emitirá um parecer parcial quando necessitar de ajustes e depois um parecer final quando o processo estiver concluído.
De acordo com o analista do Sebrae, Antônio Ferreira, a novidade deste edital é a inclusão das soluções de mercado no processo de credenciamento do sistema de gestão de fornecedores. Desta forma, empresas que possuem soluções próprias como: palestras, seminários, oficinas e cursos poderão submeter suas inscrições.
Ainda segundo ele, essas capacitações deverão possuir vínculo com as áreas e subáreas de interesse do Sebrae Tocantins. “O trabalho destes consultores é importante para o Estado, porque por meio desta atuação, os pequenos negócios terão mais conhecimento e capacitações para alavancarem seus resultados”, pontuou.