Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Unirg

Foto: Divulgação Unirg

O ambiente universitário é um dos espaços para discussões de valorização dos povos indígenas. Nesse contexto que visa o resgate de tradições e reconhecimentos dos saberes dos povos originários e em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril, a Universidade de Gurupi realiza nesta quarta-feira,17, a Mostra Cultural Científica ‘Povo Javaé’, organizada pelo Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (Opttins).

O evento tem como objetivo homenagear a cultura, tradição, ancestralidade, conquistas e lutas da resistência indígena e do povo Javaé. Além de promover a divulgação dos trabalhos e pesquisas realizados pelos indígenas das aldeias Kanoano e Boa Esperança, professores, acadêmicos e parceiros do grupo de pesquisa Opttins.

“Os trabalhos científicos oferecem uma perspectiva intercultural e cada pesquisa revela a riqueza de conhecimento acumulado pelas comunidades indígenas ao longo dos séculos. Temos uma oportunidade para reconhecer e amplificar as vozes e contribuições dos povos indígenas para a sociedade como um todo”, declarou a professora da UnirG e coordenadora do Grupo de Pesquisa Opttins, doutora Marcilene Araújo.

Grafismo: Uma forma de expressão

Ainda nessa temática, a Casa de Cultura Maestro Othonio Benvenuto, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil (Proecae) e o professor da oficina de artes plásticas, Henrique Viegas, realizará apresentação itinerante “Exposição Linguagem Indígena”, divulgando as telas produzidas pela oficina de artes plásticas. A primeira parte da exposição será na próxima quarta-feira,19, no prédio administrativo da UnirG.

Ao todo foram trabalhadas 12 telas com os alunos da casa de cultura, foram utilizados grafismos e elementos da cultura indígena. O grafismo indígena é uma forma de expressão criada pelas diversas comunidades indígenas ao redor do mundo. São formas de arte visual que carregam significados profundos e simbólicos relacionados à cosmologia, mitologia, história e identidade cultural das comunidades que o produzem.

A exposição traz uma parte importante da herança cultural e da expressão criativa dos povos indígenas. Além de incentivar a valorização e preservação dessas tradições artísticas. O professor Henrique Viegas falou sobre como foi o processo de criação das telas.  “Foram utilizadas acrílico sobre tela, trabalhamos o reaproveitamento e reciclagem de alguns materiais da Instituição. O objetivo era promover a discussão sobre a linguagem indígena nesta semana, em alusão ao Dia dos Povos Indígenas”, declarou Viegas.

Cronograma da Exposição Linguagem Indígena

19/04  - 8h as 16h- Centro Administrativo da UnirG

19/04 - 19h as 23h - Campus 1.

22/04 -8h as 18h - IFTO/ formoso

23 e 24/04 - 8h as 22h - Simpósio de Tecnologia e Gestão em Saúde. (Catedral das Assembleias de Deus)

25/04 - 8h as 23h - Campus II.