Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e parceiros, apresentarão no Portal da Pecuária para produtores e visitantes o avanço do potencial genético do rebanho equino e bovino de corte e leite tocantinense na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024). A feira com o tema Bioeconomia ocorrerá de 14 a 18 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, saída para Porto Nacional.

Este ano, serão mais de 200 animais de diferentes raças, dentre elas equídeos das raças: Crioulo, Quarto de Milha, Mangalarga, pôneis e muares. Entre as raças bovinas de corte: Nelore, Nelore pintado, Tabapuã, entre outras. No segmento leiteiro, serão Girolando, Jersey, Guzolando e Gir Leiteiro.

Na Estação do leite, especificamente, serão 25 animais expostos para vendas e as vacas que irão participar do torneio leiteiro.

Uma das atrações deste ano de 2024 é o torneiro leiteiro que será realizado entre os produtores de leite do Estado. O torneio obedece às regras entre os participantes, sendo a definição da raça do animal que irá participar; realização de duas ordenhas; uma às 6 e outra às 18 horas; e cuidados com o animal pelo produtor durante todo o evento. Serão premiados os 1°, 2° e 3° lugares, mas todos participantes ganharão troféu de participação.

A pecuária bovina de corte é um dos grandes elementos econômicos do Tocantins. De acordo com a zootecnista da Seagro, Nayana Valadares, o rebanho bovino tocantinense chega a aproximadamente 11,3 milhões de cabeças. Com isso, o Tocantins fica em 11° lugar no ranking nacional. “Esse avanço é resultado dos investimentos em tecnologias de melhoramento genético, buscando sempre excelência em produtividade e mostrando, assim, a tendência de expansão e o grande potencial para a economia do Estado”, destaca a zootecnista.

Nayana Valadares ressalta ainda que outro ponto forte do Tocantins é a produção de proteína com destaque para pecuária. “O que vem sendo apreciado por diversos países pela qualidade da carne, somado aos derivados do boi tocantinense que chegam a todas as regiões brasileiras e são exportados a mais de 20 países”, complementa. (Secom/TO)