A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) deu início à vacinação do novo público-alvo da vacina contra a dengue. Nesta segunda-feira, 6, primeiro dia da ampliação, as Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital registraram uma movimentação tranquila, mas a expectativa é que nos próximos dias a população compareça em peso em busca do imunizante.
Nesta etapa, podem vacinar contra a dengue pessoas de 6 a 14 anos com ou sem comorbidades, adultos de 15 a 59 anos com comorbidades e pessoas em situação de rua de até 59 anos, com ou sem agravos. As comorbidades consideradas incluem doenças crônicas neurológicas, cardíacas, hepáticas, renais, síndromes (como Down), diabetes mellitus e pessoas com hipertensão. Gestantes e pessoas imunodeprimidas não estão autorizadas a receber o imunizante.
Para tomar o imunizante é necessário apresentar o Cartão de Vacinação. Para os pacientes com comorbidades, é preciso também comprovar a existência do agravante, por meio de laudo médico ou consulta ao sistema de saúde que confirme o acompanhamento do paciente. Essa verificação no sistema será realizada na própria unidade de saúde. O horário da vacinação é das 8h às 18h, em qualquer USF.
Segunda dose
A Semus também destaca que no final de maio será feita a aplicação da segunda dose dos primeiros vacinados em Palmas, pois o esquema vacinal é composto por duas aplicações com intervalo de três meses entre elas. (Secom Palmas)