Estão abertas as inscrições para o projeto Pensamento-Cinema 10 para o compartilhamento de estudos durante a 10ª edição do Festival. Os interessados têm até o dia 26 de maio de 2024 para enviar suas propostas.
As inscrições podem ser feitas em duas modalidades: comunicações acadêmicas e curtas-metragens inéditos no Tocantins, finalizados após 1º/01/2021. Podem participar pessoas de qualquer lugar do País e a seleção está aberta até o dia 26 de maio, por meio de formulário disponível na plataforma Even3 (https://www.even3.com.br/pensamentocinema). Será oferecida ajuda de custo aos participantes selecionados como passagens e hospedagem para os que residirem fora de Palmas/TO.
O Festival Pensamento-Cinema10 está de volta em sua décima edição e acontecerá de 16 a 18 de Agosto, no CineSesc do Centro de Atividades Sesc, em Palmas. Pela primeira vez, o festival apresentará obras e comunicações selecionadas a partir de inscrições abertas para participantes de todo o país, ampliando seu alcance para além das fronteiras estaduais, com debates envolvendo acadêmicos e cineastas.
Festival
A proposta é de promover uma experiência única que combina a exibição de obras audiovisuais e reflexões teóricas sobre as mesmas. Desde sua primeira edição, o evento tem sido um ponto de encontro para amantes do cinema e acadêmicos, proporcionando um espaço vital para a discussão e a apreciação do cinema.
De acordo com o diretor-geral do Festival, o cineasta Gustavo Andrade, o tema escolhido para esta edição é a relação entre documentário e ficção, explorando a interseção entre o imaginário e o real. “O festival busca desafiar convenções e questionar a fronteira entre esses dois gêneros, apresentando documentários que desafiam sua própria veracidade e ficções que revelam uma conexão profunda com a realidade. Essa temática será abordada tanto nos curtas-metragens selecionados quanto nas comunicações acadêmicas que irão compor a programação do evento”, ressalta o cineasta.
Projeto
O Pensamento-Cinema10 tem patrocínio do edital 023- Audiovisual Tocantins, da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria Estadual de Cultura. O projeto conta ainda com apoio do Sesc Tocantins e da Universidade Federal do Tocantins (UFT), através da Revista Perspectivas, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFT e do Coletivo de Estudos das Diversidades Audiovisuais - Outrocampo.