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Economia

Foto: Ascom Lake 21 e Riviera

Foto: Ascom Lake 21 e Riviera

Há pelo menos 10 anos, Araguaína vivencia uma nova era no mercado imobiliário de luxo, tornando-se um centro atraente para investimentos milionários. O mais novo empreendimento em construção na valorizada região da Via Lago é o Riviera Home Resort, um condomínio vertical de alto padrão que tem à frente três empresas já reconhecidas no mercado: a construtora M21, o Grupo Campelo, ambos araguainenses, e a ABL Prime, empresa goiana sócia e administradora do Lago Center Shopping de Araguaína.

Segundo os investidores, o Riviera representa uma evolução de outro recente empreendimento de luxo em construção na cidade, o Lake 21, também na Via Lago, e fruto da parceria da M21 com a ABL Prime.

“Existe uma demanda reprimida por imóveis de alto padrão em Araguaína e observamos isso a partir da grande procura pelo Lake 21. Por isso, vamos repetir a fórmula, mas com um upgrade significativo, porque o Riveira propõe um conceito diferenciado de moradia”, explica Fernando Fonseca, sócio da ABL Prime.

No último dia 8 de maio, o empreendimento foi apresentado com exclusividade para a imprensa e influenciadores digitais de Araguaína durante um coquetel, que ainda proporcionou a visitação a um apartamento modelo do também home resort Lake 21, resultado da parceria da M21 com a ABL Prime, o primeiro do segmento em Araguaína e com previsão de entrega ainda este ano.

(Foto: Ascom Lake 21 e Riviera)

Mercado altamente favorável

Desde a pandemia, o setor imobiliário brasileiro tem observado uma crescente alta, ano após ano, na procura por imóveis de luxo, principalmente com espaços propícios para o home office.

Um levantamento feito pela Brain Inteligência Estratégica mostrou que a venda de imóveis de luxo no Brasil cresceu 32,9% em 2023, atingindo a marca de 11,9 mil unidades comercializadas.

E a iniciativa privada é a maior responsável pelo investimento bilionário na economia do país: segundo a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), as empresas foram responsáveis por cerca de 78% do investimento feito em infraestrutura no país no ano passado. Foram mais de R$ 165 bilhões, 14% a mais que em 2022.

Os números nacionais têm reflexo em Araguaína, segundo Fernando Fonseca. “A nossa proposta diferenciada já está mobilizando o mercado. Mesmo antes do lançamento, o Riviera Home Resort atingiu quase metade da comercialização das unidades”.

O empreendimento será oficialmente lançado em Araguaína no dia 22 de maio.

Dinheiro investido tem retorno

A previsão do grupo investidor é que o Riviera Home Resort tenha um investimento aproximado de R$ 110 milhões. Rafael Faria, proprietário da construtora M21, destaca a força econômica de Araguaína como o principal fator para o crescimento do setor imobiliário.

“Aqui sempre foi e continua sendo uma região com grande potencial de desenvolvimento. Nos próximos cinco a 10 anos, Araguaína vai viver um crescimento muito acima da média e, para fortalecermos isso, faremos também um trabalho de mobilização em outras cidades do Maranhão e do Pará para estreitar cada vez mais os laços com os investidores”, pontua Rafael.

Segundo a organização Habitat para a Humanidade do Brasil, para cada 1 milhão de dólares investidos na construção civil no país, gera-se uma média de 66 empregos. A previsão para o Riviera é a geração de aproximadamente 1.380 postos de trabalho diretos e indiretos durante a obra.

Outro ponto positivo que projeta a boa aceitação do empreendimento na região é que Araguaína vem se posicionando como cidade de referência dentro do Matopiba, considerada a última fronteira agrícola do mundo e que abrange parte dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia e todo o estado do Tocantins.

E, segundo os sócios, os grandes investimentos no Lago Center Shopping, no novo Hospital Geral de Araguaína e na operacionalização do aeroporto estão atraindo novos e numerosos investidores para a cidade que buscam imóveis de alto padrão para fixar moradia.

Tudo em um só lugar

Inspirado nos mais luxuosos beach clubs da Riviera Francesa e de toda a Europa, o Riviera Home Resort traz um novo conceito de condomínio inteligente e tecnológico para Araguaína.

A partir do departamento de Experiência do Cliente, o empreendimento entregará não só os imóveis, mas também uma gama de serviços por meio de um aplicativo próprio, mini mercado, adega de bebidas em máquinas, lavanderia, lava carro, pet place, salão de beleza e concierge que vão dar ainda mais conforto, comodidade e facilidade para o dia a dia do morador.

Mais sobre o empreendimento

O Riviera Home Resort terá 30 andares, estacionamento no subsolo e uma área de lazer de mais de 1.500 metros quadrados. São 80 apartamentos, todos com vista para o Lago Azul, cartão postal de Araguaína, sendo 75 imóveis tipo e cinco penthouses de cobertura.

Os apartamentos são de dois, três ou quatro quartos, com áreas que vão de 76 a 183 metros quadrados e cada penthouse terá quatro suítes e 414 metros quadrados de tamanho. (Singular Comunicação)

  (Foto: Ascom Lake 21 e Riviera)