Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com o objetivo de articular e fomentar a adesão dos municípios do Tocantins ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – Sinapir, a Defensoria Pública (DPE-TO) sediará, nas próximas quarta, 22, e quinta-feira, 23, o “Seminário Luiza Bairros: desafios e perspectivas para políticas públicas de promoção da igualdade racial no Tocantins”.

O evento, que será realizado no auditório “Defensora Pública Sueli Moleiro”, em Palmas, é uma realização da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora) da Instituição, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju).

O Seminário é voltado a membros, servidores, estagiários e voluntários da DPE-TO, assim como comunidade acadêmica, gestores, servidores e professores da rede pública municipal e estadual, movimentos sociais e a sociedade em geral.

Para participar da atividade, que vai totalizar 13 horas de carga-horária, é necessário realizar a inscrição no site de eventos da Esdep até as 23h55min da terça-feira próxima, dia 21. Ao final do evento certificados serão emitidos para as(os) palestrantes, organizadoras(es) e participantes.

Também integra a programação do evento a solenidade de posse dos membras(as) eleitas(os) para o biênio 2024/2026 no Cepir-TO.

Confira a programação:

22 de maio [quarta-feira]

. 8h15: Abertura do Evento;

.posse dos membros do Cepir-TO para o novo biênio;

.Conferência de abertura: “Sociogênese das Desigualdades: Apresentação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir);

.12 horas: encerramento das primeiras atividades e intervalo para o almoço;

. 14 horas: discussão sobre “O papel da Defensoria Pública na promoção de Políticas Públicas de igualdade racial”;

. 15 horas: Painel 1: “Políticas Públicas de igualdade racial e comunidades quilombolas”.

23 de maio [quinta-feira]

. 8h15: Painel 2: “Políticas públicas de igualdade racial e educação”;

. 10 horas: Painel 3: “Políticas Públicas de igualdade racial e saúde”;

. 14 horas: Reunião do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos e Políticas Públicas / Esdep.