A Secretaria da Saúde de Araguaína iniciou nesta segunda-feira, 27, a campanha de vacinação contra a Poliomielite, que tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus, causador da paralisia infantil. A meta do município é vacinar no mínimo 95% das 10.640 crianças com menos de cinco anos moradoras da cidade.
Segundo dados da Diretoria de Imunização, a vacina tem registrado baixa adesão. Nos últimos quatro anos, a cobertura vacinal em Araguaína caiu mais de 13%, saindo de 87,67% em 2019 para 74,14% em 2023. As doses estão disponíveis em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) até 14 de junho, e o Dia D será no sábado, 8, das 8 às 17 horas.
“Nós convidamos toda a população para fazer parte dessa campanha, que será a última em que trabalharemos com a ‘gotinha’, uma determinação do Ministério da Saúde. Depois que fecharmos o ciclo da vacinação contra a poliomielite oral, será aplicada somente a injetável, conhecida como VIP. Em breve, estaremos nas escolas e creches para ampliar o alcance do público-alvo”, afirmou a diretora de Imunização, Samilla Braga.
Orientações
Para vacinar, os pais ou responsáveis precisam levar a caderneta da criança, cartão do SUS e os documentos pessoais dos pequenos. O horário de atendimento para imunização é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Na UBS Novo Horizonte e do Povoado Pontes, o atendimento é das 7h30 às 13h30.
Já nas unidades da Vila Aliança (Dr. Francisco Barbosa), Araguaína Sul, Bairro São João (Avany Galdino), Jardim das Flores e do Setor Couto Magalhães (UBS Albeny Soares), os atendimentos são das 7 às 19 horas, de segunda à sexta-feira.