Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Kiw/AI

Foto: Divulgação Kiw/AI

A Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT), liderada pela pecuarista Andrea Stival, dará início à Prova de Ganho de Peso em 22 de junho, com duração prevista de cerca de dez meses, encerrando-se em 12 de abril de 2025. A prova, conduzida e chancelada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), será realizada em Silvanópolis, na Fazenda Encontro da Natureza, do proprietário e criador de Nelore Celso Guelfi, e servirá para demonstrar na prática o desenvolvimento da raça no território tocantinense e seu potencial genético.

“A competição não apenas destaca os avanços genéticos da raça, mas também impulsiona a indústria pecuária da região, fornecendo um cenário onde os criadores podem exibir seus melhores exemplares e compartilhar conhecimentos e técnicas de manejo eventos como esse são cruciais para promover a valorização da pecuária de qualidade e incentivar a busca constante por melhorias na criação de gado nelore. A prova ajudará a fortalecer a reputação do nelore tocantinense no mercado nacional e internacional, consolidando-o como uma opção de alta qualidade para os produtores de carne bovina”, ressalta a presidente da ACNT.

A prova de ganho de peso (PGP) submete predominantemente animais machos inteiros, com Registro Genealógico de Nascimento (RGN), com variação de idade de no máximo 90 (noventa) dias, a um mesmo manejo e regime alimentar durante o período da prova. O objetivo é identificar os animais com melhor desempenho nas características de ganho de peso, peso final ajustado e tipo (fenótipo ou “biótipo”). As PGP’s são divididas em três modalidades: a pasto, confinamento e dupla aptidão ou propósito.

A agropecuarista e médica veterinária Jackeline Guelfi, fala do sentimento de serem os anfitriões do início da temporada da prova de ganho de peso. “Nos sentimos muito gratos pela confiança dos criadores e da ACNT por permitirem que a Fazenda Encontro da Natureza sedie pela segunda vez a PGP. Isso nos mostra que o trabalho que a fazenda desenvolveu durante a 1° PGP deu segurança aos criadores para confiarem seus animais para que fiquem aos nossos cuidados durante o decorrer da prova, e nos sentimos extremamente honrados e com um sentimento muito grande de responsabilidade em saber que teremos mais uma vez o melhor da genética do nelore do Tocantins em nossa casa”, declara.

“Acredito ainda que a tendência seja subir ainda mais o nível dos animais participantes; teremos criadores de todas as regiões do estado buscando identificar animais superiores nos aspectos de desempenho e genética, reforçando a qualidade do melhoramento genético no Tocantins e capacidade que temos de suprir as necessidades do Estado e exportar nosso material para todo o Brasil”, diz a médica veterinária sobre o que ela espera dessa nova temporada.

Sobre a ACNT:

A Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT) é uma entidade representativa com papel fundamental no desenvolvimento e fortalecimento da criação de Nelore nesta região do Brasil. A ACNT nasceu do compromisso de um grupo visionário de criadores em promover os interesses da raça Nelore e seus criadores no estado do Tocantins. (Kiw/AI)