Economia

Foto: Arquivo Fieto

Foto: Arquivo Fieto

A confiança do empresário industrial tocantinense voltou a subir. O aumento registrado no mês de maio foi de 3,7 pontos em relação a abril, com indicador fechando em 50,5 pontos, acima da linha divisória. Esse resultado, captado pelo Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), levantamento realizado mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), e divulgado nesta segunda-feira, 27, indica confiança do empresário tocantinense no que se refere à economia brasileira e seus negócios nos próximos seis meses.

A pesquisa destaca que os componentes que formam o ICEI também apresentaram crescimento no período analisado. O de Condições Atuais, que ficou em 38,9 em abril, saltou para 41,1 pontos em maio, abaixo da linha divisória dos 50 pontos. Já o de Expectativas registrou 55,2, um aumento de 4,4 pontos em relação ao mês anterior.

No cenário nacional a confiança do empresário industrial também aumentou em maio e registrou 52,2 pontos, próximo ao resultado apurado pelo Tocantins (50,5). “O aumento das expectativas otimistas refletiu no desempenho positivo do ICEI em maio, situação que também foi confirmada na avaliação nacional”, observa a técnica em pesquisa da Fieto, Gleicilene Bezerra da Cruz.