Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Ascom Coopernorte

Foto: Ascom Coopernorte

O primeiro dia da 7ª edição da Show Agro Coopernorte, maior feira de agronegócios da região Norte do Brasil, estreou sua programação nesta quarta-feira (29) em Paragominas - PA. O evento, que se estende até sábado, 1º de junho, reúne empresários, produtores rurais e profissionais do setor para apresentar soluções e tecnologias para o campo. O primeiro dia apresentou palestras do professor Jean Matos e de Vlamir Brandalizze, que discutiram as tendências e cenários do agronegócio para 2024.

A cerimônia de abertura contou com a participação de autoridades e lideranças do agronegócio. Bazílio Carloto, diretor-presidente da Coopernorte, destacou a importância da feira para o desenvolvimento do agronegócio na região Norte. "Esta é uma edição especial, onde celebramos o nosso processo de verticalização, muito importante para o desenvolvimento e a prosperidade de nossa região. Nosso papel é impulsionar esse desenvolvimento, movimentando a economia local e fortalecendo o agronegócio brasileiro", declarou Carloto.

A programação segue nesta quinta-feira, 30, com palestras de Helda Elaine, sobre "O verdadeiro lucro está na cooperação", e Monaliza Pelicioni, que falará sobre "Jovens e a tecnologia: a combinação para prosperidade no Agro". Na sexta-feira, Dr. Rafael Nunes abordará "Manejo do solo em ano de El Niño e La Niña", seguido por Paulo Arbex e Julio Cesar com "Plantio Inteligente", e Sirlei Benetti com "O agro também é delas". No sábado, Xico Graziano discutirá "Verticalização no agro" e Jean Matos apresentará a showlestra "O Legado".

Inauguração da Agroindústria Coopernorte

Show Agro Coopernorte 2024 também vai marcar a inauguração oficial da primeira indústria Coopernorte de beneficiamento de grãos, marcada para esta sexta-feira, dia 31 de maio, a partir das 10h. O projeto de verticalização, que conta com um investimento total estimado em R$ 73 milhões, possui capacidade de produção de 4.123 toneladas mensais, considerando a operação em apenas um turno. Os números devem dobrar quando o segundo turno de funcionamento for ativado.

Toda a produção será realizada em uma área de 4.051 m², totalmente equipada com o que há de mais moderno no mercado de empacotamento de grãos e farinhas, incluindo sistemas de automação, robôs de empacotamento pioneiros na região, máquinas cata pedras, polidores, peneiras, selecionadora eletrônica, além de rigorosas análises de qualidade.

Sobre a Show Agro Coopernorte

Desde sua criação em 2016, a Show Agro Coopernorte dedica-se a fomentar o agronegócio nacional e os ideais cooperativistas. A última edição, em 2023, registrou um recorde de mais de R$ 1,3 bilhão em negócios firmados - crescimento de 48% em relação à edição anterior - com 194 marcas expositoras e mais de 30 mil participantes ao longo dos quatro dias de evento. (Coopernorte/AI)