Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais de 30 profissionais oferecerão atendimentos gratuitos dos mais diversos tipos de terapias integrativas e complementares no Movimento Pela Vida 2024 (MPV). Às tardes dos dias 29 e 30 de junho na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, em Taquaruçu, serão dedicadas a essas atividades abertas ao público, que contam com pelo menos 15 práticas integrativas, como a aplicação de Reiki, a Programação Neurolinguística (PNL) e a Radiestesia.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) são institucionalizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006 e, apesar de não substituírem os tratamentos tradicionais, oferecem ferramentas complementares de alívio ao sofrimento físico, mental e  emocional, além de promoverem o autocuidado. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 2020, primeiro ano da pandemia do Covid-19, mais de 61% da população brasileira recorreu a terapias integrativas como as que serão oferecidas nesta edição do MPV.

A coordenadora das atividades terapêuticas do MPV deste ano, Adriana Dias participa do evento desde uma das suas primeiras edições, tanto no atendimento terapêutico quanto em outras atividades logísticas. Ela conta que se sente realizada e plena podendo contribuir para a iniciativa. “Essa é uma oportunidade de levar conhecimento através das palestras, das vivências e das oficinas, e o atendimento que as pessoas muitas vezes não têm acesso”, disse.

Além de Reikiana, Adriana é também terapeuta de Access Consciousness, conjunto de ferramentas que estimulam mais consciência nos indivíduos a partir de técnicas energéticas. As Barras de Access, por exemplo, é a principal prática desse conjunto e trabalha mais no campo mental. Nela, o terapeuta toca levemente a cabeça do paciente e faz mentalizações que auxiliam a trabalhar e transformar crenças, julgamentos e pensamentos limitantes.

Eli Jane oferecerá outra técnica desse conjunto de ferramentas: o Facelift Energetic. A técnica é aplicada a partir de toques suaves e calmantes no rosto e no pescoço do paciente, trabalhando para restaurar, animar e rejuvenescer as células do corpo. Segundo ela, “quando você dá e recebe o Access Facelift, você começa a apagar a memória celular de julgamento e reviver as capacidades naturais do seu corpo”. Diferentemente de Adriana, Eli Jane participa pela primeira vez do Movimento Pela Vida.

Também estreante na modalidade de atendimento terapêutico dentro do MPV, Fabricio Moraes atenderá com três práticas: Limpeza de Chakras Profundo; Hipnose de Contato e Remoção de Bloqueios; e Reiki. Ele conta que essas ferramentas o ajudaram no seu processo de autoconhecimento e busca espiritual, e que o engajamento no Movimento Pela Vida é uma oportunidade para compartilhar essa cura: “Eu quis participar como forma de retribuição do que eu recebi e fui agraciado com as ferramentas que vou oferecer. Creio que a cura possa vir de várias maneiras, desde processos complexos a uma simples palavra de conforto e consciência”, pontuou.

Ana Eufrásio imergiu há oito anos na busca consciente pelo autoconhecimento por meio de várias formações, como coach, analista de perfil comportamental, radiestesia e EFT (sigla em inglês para Técnicas de Liberação Emocional) e Reiki. Durante o evento, Ana atenderá com uma prática de terapia multidimensional com base na cura da criança interior. “É a primeira vez que tenho contato com o MPV. Estou me sentindo grata pela oportunidade de ajudar pessoas neste projeto tão lindo”, afirmou.

A programação da 23ª edição do MPV está disponível no perfil do Instagram da iniciativa (@movimento.pela.vida). O tema deste ano é “Cuidar de mim, cuidar de nós, cuidar da Terra”. Neste ano serão oferecidos atendimentos pelo menos 15 práticas integrativas, entre elas:

Auriculoterapia

Automassagem Abhyanga

Bambuterapia

Barra de access

Bússola do Destino

Espelhamento Biográfico

Facelift Energetic

Mapa dos Chakras

Processo Corporal Corrigindo a Visão

Programação Neurolinguística (PNL)

Reiki

Radiestesia

Tarô Alquímico das Flores

Tarô Terapêutico

Terapia René Mey

Sobre o Movimento Pela Vida

Criado há 24 anos, o Movimento Pela Vida é um coletivo integrado por pessoas de formações e interesses diversos, que atuam no sentido da celebração da vida em seus vários aspectos, como a saúde física, mental e espiritual das pessoas; as relações sociais mais harmoniosas e solidárias; o respeito à diversidade cultural e religiosa; na preservação ao meio ambiente; e nas iniciativas de inclusão social.

O MPV é uma frente voluntária de pessoas, entidades civis, empresas privadas e órgãos públicos mobilizados em prol de uma sociedade mais justa e solidária, dedicada ao bem comum e ao desenvolvimento sustentável.

Em 22 edições, já foram realizadas cerca de 3.500 atividades (uma média de 170 atividades por edição) e com um público estimado de 25 mil pessoas em atividades presenciais. Em 2020, quando o movimento aconteceu online, participaram cerca de 14 mil espectadores. (Movimento Pela Vida)