A Neta Auto fez a sua estreia no Brasil, que contou com a nossa participação, e o grande destaque não foram os seus veículos, mas o anúncio de estabelecer uma linha de produção no Brasil até 2026 para atender toda a América do Sul.
Mas quem é a Neta Auto? Trata-se de uma marca do grupo Hozon New Energy Automobile que tem como visão oferecer “tecnologia para todos” e como missão “oferecer veículos elétricos inteligentes acessíveis”. E é com essa visão e missão que a fabricante chega ao mercado brasileiro em 2024.
A Neta Auto tem sete carros em seu portfólio, que é dedicado ao mercado de consumo de massa, apresentando novos modelos a cada ano e cobrindo os mais variados segmentos, do A ao E.
A marca também desenvolveu a "Plataforma Shanhai", uma plataforma automotiva inteligente e segura, e a marca HOZI Technology, atendendo às demandas dos usuários e promovendo a acessibilidade à tecnologia avançada.
Foto: Neta AutoA Neta Auto confirma que três modelos chegarão ao Brasil ainda em 2024, mas ainda não revelou quais. A marca ainda trabalha com a expectativa de fazer outros lançamentos de modelos já em 2025, não só elétricos, mas também híbridos.
Foto: Neta AutoMais sobre a NETA Auto
Foto: Neta AutoA Neta Auto se define como “uma marca de referência entre os veículos elétricos, desenvolvedora, atualizada e com produtos modernos”, que promete oferecer uma experiência de excelência com os consumidores antes, durante e após o processo de compra.
Seu nome é de uma figura mitológica tradicional chinesa e seu logotipo mistura significados de pessoas, árvores, primavera e asas, consolidando uma empresa realizadora de sonhos, calorosa, inteligente e confiável.
“O Espírito Neta representa uma nova tentativa e exploração da cultura tradicional chinesa na nova era, uma firme confiança na civilização chinesa, um compromisso sincero com o valor da tecnologia para todos, sempre defendendo a visão de popularizar os veículos elétricos inteligentes”, explica Fang Yunzhou, fundador e presidente da Neta Auto.
Com quase dez anos de existência, a Neta Auto é considerada na China uma startup e já acumula mais de 400 mil carros vendidos em sua história mundialmente. Resultado de uma estratégia global, com um investimento total de mais de R$ 15 bilhões,, atualmente possui mais de nove mil funcionários e mais de três mil patentes de tecnologia.
Foto: Neta AutoA Neta Auto tem um plano arrojado globalmente. A matriz da empresa fica em Shangai (China). Além desta, a empresa estabeleceu uma segunda sede, em Hong Kong, voltada exclusivamente para as operações fora do mercado chinês - overseas.
Já presente em cinco continentes, com seis subsidiárias e cinco fábricas operantes, mais uma em construção, a NETA Auto planeja que as próximas fábricas da empresa sejam aqui no Brasil e no México.
A Neta Auto expandirá sua rede global de vendas de forma exponencial. Atualmente, a empresa conta com 130 concessionárias instaladas fora da China, distribuídas em 35 países e regiões. Até o fim do ano o plano é aumentar o número, chegando a 50 países e regiões, incluindo o Brasil, com mais de 500 pontos de venda.
Notas Rápidas
Volkswagen Caminhões e Ônibus revela o Volksbus 22.260 S
A VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou o Volksbus 22.260 S, novidade que chega com maior capacidade técnica do seu segmento urbano com 15 metros, transportando até cerca de 115 passageiros, com encarroçamentos que podem chegar a 15 metros.
“O modelo combina o aumento de 30% na capacidade de transporte com um custo operacional reduzido em comparação a outros veículos maiores, como os articulados”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO.
Bridgestone inaugura espaço e gera 250 novos empregos diretos
A Bridgestone inaugurou seu Centro de Distribuição destinado exclusivamente para o mercado reposição. Localizado em Cotia/SP, ele tem uma área total de 84 mil m² cobertos e possui capacidade para armazenar mais de 1 milhão de pneus entre as diferentes tipologias que a empresa oferece ao mercado.
“A nova unidade torna-se assim o principal armazém da companhia no Brasil. Com essa nova instalação teremos expressivos ganhos logísticos, ainda mais qualidade no atendimento dos canais de maior complexidade e melhoria no nível de serviço para nossa rede de revendedores”, destaca Vicente Marino, presidente da Bridgestone América Latina Sul.
MINI confirma lançamento de dois novos modelos no Brasil
A MINI confirmou para o início do segundo semestre o lançamento de dois modelos da sua nova família de veículos: os Countryman SE ALL4, em sua inédita versão elétrica, e o Cooper S com motorização a combustão.
“A nova família MINI é feita sob medida para todo mundo. O novo MINI Countryman totalmente elétrico, o maior modelo da nova família de veículos MINI, cresceu consideravelmente em relação ao modelo anterior, e já está preparado para a era de mobilidade elétrica localmente livre de emissões. Será o primeiro MINI fabricado na Alemanha e oferece o mais alto nível possível de sustentabilidade na produção”, afirma Mike Peyton, vice-presidente da marca para a região Américas.
Quantos dias um carro chinês leva para chegar ao Brasil?
A segunda viagem do navio chinês EXPLORER NO.1 BYD teve como destino o Brasil e levou 27 dias da China até o Porto de Suape, em Pernambuco. A embarcação conta com 23 tripulantes tem capacidade para transportar até sete mil veículos, mede 199,9 metros de comprimento e possui a mais moderna tecnologia de navegação
Com a maior movimentação de carros da história do Porto do Suape de uma única vez, o navio trouxe 5.459 veículos para abastecer o mercado nacional, visando atender a alta demanda dos brasileiros pelos carros elétricos e híbridos da BYD.
Renault Group e Geely anunciam a HORSE Powertrain Limited
O Renault Group e a Geely anunciaram a criação oficial da HORSE Powertrain Limited, com sede em Londres, Reino Unido, e Matias Giannini como CEO.
A HORSE Powertrain Limited acredita que é necessária uma combinação de várias tecnologias de motorização, incluindo motores de combustão interna altamente eficientes, para alcançar uma descarbonização bem-sucedida num mundo onde mais da metade dos veículos produzidos até 2040 ainda dependam de motores de combustão.
Nissan quer reduzir significativamente as emissões de CO2
A Nissan anunciou que utilizará componentes de alumínio de baixas emissões de CO2, produzidos a partir de alumínio verde ou reciclado, nos modelos novos e atuais a partir do ano fiscal de 2024. O alumínio verde é produzido utilizando eletricidade não oriunda de combustíveis fósseis e o reciclado pode reduzir as emissões em até aproximadamente 95%.
A fabricante tem como meta concluir a transição total para esse material até 2030. O alumínio corresponde a aproximadamente 10% do peso do veículo. Ao utilizar alumínio de baixas emissões, a Nissan quer dar um passo significativo rumo ao seu objetivo de atingir a neutralidade de carbono.
Volkswagen Polo Track ganha versão especial Rock in Rio
O Volkswagen Polo Track celebra os 40 anos de história do Rock in Rio com uma versão especial e exclusiva, com produção limitada, itens inéditos e preço a partir de R$ 92.900,00. O modelo é equipado com o motor 1.0 MPI de 84 cavalos de potência e 10,3 kgfm de torque.
“O Polo Track Rock in Rio carrega tudo que um fã de festival precisa, principalmente quando falamos de som de qualidade, além de reforçar a presença da Volkswagen na história do festival e no território da música”, comenta Roger Corassa, Vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.
Mercedes-Benz deixa o ônibus O 500 RSD 2445 6x2 mais seguro
A Mercedes-Benz amplia o pacote de segurança de série para o ônibus rodoviário O 500 RSD 2445 6x2 com 450 cavalos de potência e transmissão automatizada ZF Traxon. Itens antes opcionais agora fazem parte da composição básica do veículo, como sistema de frenagem de emergência, piloto automático adaptativo, controle inteligente de farol alto e sistema de leitura de faixa.
“Os avanços constantes em tecnologia de segurança ativa para os ônibus rodoviários O 500 reafirmam o compromisso da marca com os motoristas e os passageiros, com o tráfego nas estradas e com todo o ecossistema do transporte responsável”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Lexus apresenta a linha 2025 do híbrido ES 300h
A Lexus anunciou a chegada da linha ES 300h 2025 em versão única Luxury, preço a partir de R$ 360.990,00 e com mais equipamentos, que incorporaram a nova estratégia comercial da marca, focada em entregar experiências personalizadas para cada cliente.
O Lexus ES 300h é equipado com motor a combustão de 2.5L de ciclo Atkinson, de quatro cilindros, combinado com um propulsor elétrico mais compacto e potente, entregando 211 cavalos de potência. Sua transmissão é a Hybrid Transaxle, que entrega uma aceleração linear, eficiência de combustível e uma experiência de condução mais confortável.
Audi A5 chega com tecnologia quattro e motor de 204 cavalos
A Audi anunciou o lançamento do novo A5 quattro no Brasil nas versões Sportback 2.0 TFSI advanced quattro, com preço a partir de R$ 359.990,00 e Sportback 2.0 TFSI S line quattro, com preço a partir de R$ 394.990,00.
As versões são equipadas com o motor 2.0 Turbo FSI com 204 cavalos de potência e torque de 320 Nm. Com a transmissão S tronic de sete velocidades, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos e tem velocidade máxima é 210 km/h, limitada eletronicamente.