Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Cerca de 18 milhões de estudantes de escolas públicas e privadas em todo o Brasil, do 6º ano do ensino fundamental até o ensino médio participam nesta terça-feira, 4, das provas da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), cujo objetivo é incentivar o estudo da matemática e desenvolver habilidades únicas nos estudantes. 

Em Palmas, aproximadamente 12 mil alunos da rede municipal de ensino participam das provas objetivas desta primeira fase nesta terça-feira, 4, composta por 20 questões de múltipla escolha. A aplicação das provas continua no período da tarde para as unidades educacionais que funcionam em tempo parcial. A divulgação dos classificados para a segunda fase ocorrerá em 2 de agosto e as provas estão marcadas para 19 de outubro.

Na Escola de Tempo Integral (ETI) Monsenhor Pedro Pereira Piagem, 232 alunos participaram das provas do Nível 1 (6º e 7º anos), e Nível 2 (8º e 9º anos). O professor de matemática da unidade educacional, José Carlos Souza conta que a aplicação de avaliações externas como é o caso da Obmep, não altera a rotina da escola porque “como é de cultura da nossa escola, nós sempre fazemos preparação para trabalhos externos como o Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep), e, então, automaticamente, nós acabamos mesclando e fazendo um trabalho durante o ano todo, tanto com questões do Saep quanto da Obmep”, afirma, acrescentando que faz um trabalho mais direcionado na preparação dos alunos que são classificados para a segunda fase da olimpíada.

O novo gestor da ETI Monsenhor, Daniel Tramontini, diz que assim como fez em outras unidades escolares onde foi diretor, incentivará ainda mais a preparação dos alunos visando alcançar os melhores resultados. “Nossa escola já aparece entre as melhores colocadas no Saep e este ano queremos desenvolver um trabalho mais específico para a segunda fase da Obmep visando alcançar os melhores resultados da rede”, afirmou.

Segundo a diretora da ETI Almirante Tamandaré, Idelma Bastos, as provas aplicadas na unidade escolar contaram com a participação de 496 alunos e transcorreram de forma tranquila.

Premiação

Em 2024, a Obmep distribuirá 8.450 medalhas, sendo 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata, 5.850 de bronze e 51 mil certificados de menção honrosa serão concedidos. Além disso, os medalhistas também terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC Jr.), que oferece materiais e uma bolsa de R$ 300, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). (Secom Palmas)