A Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) e a Universidade de Brasília (UNB), trabalham em parceria para fomentar o desenvolvimento de uma rede de cooperação com aprendizagem coletiva e o desenvolvimento das cadeias produtivas de esmeralda e remineralizadores de Monte Santo, na região central do Estado.
A carta-compromisso com o desenvolvimento sustentável do arranjo produtivo local de Monte Santo e região foi assinada no dia 16 de maio, durante a programação a Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2024).
O trabalho que será coordenado pela professora doutora Suzi Huff Theodoro (UnB), destaca a importância de realizar um diagnóstico do setor minero-agrícola de Monte Santo para identificar e caracterizar as etapas das cadeias produtivas; os agentes sociais, políticos e econômicos; os gargalos, desafios e oportunidades das áreas de exploração de esmeraldas; e oferecer cursos e oficinas em extensionismo tecnológico, mineral e agrícola para a comunidade.
O presidente da Ameto, General Marco Matin, destacou a importância do estudo para a região e a economia do Estado. "Com este trabalho buscamos alavancar o desenvolvimento da cadeia produtiva de esmeraldas em Monte Santo e região. É um trabalho elaborado, pensado e compartilhado com os diversos segmentos da sociedade, com acompanhamento e avaliação permanentes e que colaboram para o bem-estar da sociedade e crescimento sustentável”, concluiu o presidente.
Carta-Compromisso
A carta-compromisso assinada pela Ameto e pela UNB, em maio deste ano, reforça o projeto Arranjo Produtivo Local de Esmeralda e Remineralizadores de Monte Santo/TO (APLEREM-MS/TO), proposto pela equipe da Universidade de Brasília e outros parceiros institucionais no âmbito do Edital 28/2022/CNPq foi selecionado no final de 2022 e teve suas atividades iniciadas em 2023. Seu objetivo principal considera a criação de uma rede de cooperação, aprendizagem coletiva, aprimoramento de gestão, governança, planejamento estratégico e apoio à inovação dedicada ao aproveitamento de esmeraldas e dos remineralizadores (REM) para desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Arranjo Produtivo de Esmeralda e Remineralizadores de Monte Santo/TO.