Cultura

Quadrilha junina Arrasta Pé do Liberdade está confiante com o espetáculo que será apresentado nas competições

Quadrilha junina Arrasta Pé do Liberdade está confiante com o espetáculo que será apresentado nas competições Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Quadrilha junina Arrasta Pé do Liberdade está confiante com o espetáculo que será apresentado nas competições Quadrilha junina Arrasta Pé do Liberdade está confiante com o espetáculo que será apresentado nas competições

A quadrilha junina Arrasta Pé do Liberdade está finalizando os últimos ajustes para participar de uma das competições mais importantes do Estado do Tocantins, o XV Concurso Tocantinense de Quadrilhas Juninas. Realizado pela Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto), o evento acontecerá entre os dias 15 e 16 de junho, no estacionamento do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto.

O coreógrafo e marcador da quadrilha, Thiago Santos, destacou a expectativa do grupo para as competições do final de semana: “Estamos finalizando os últimos ajustes para levar um espetáculo envolvente ao público. Os ensaios para aperfeiçoar a coreografia e ajustar detalhes seguem diariamente com a dedicação de todos os componentes. Nossa expectativa é a melhor para as competições deste ano”, frisou.

O grupo junino conta com o casal de noivos Wanderson Gonçalves e Milena Castro, que se consagraram pentacampeões do concurso estadual de casal de noivos, promovido pela Fequajuto no último final de semana, e que irão representar o Tocantins no concurso nacional no estado do Pará (PA).

O presidente da Arrasta Pé do Liberdade, Alessandro Queiroz, está otimista com a participação no concurso estadual. "Toda a equipe está empenhada e dedicada ao máximo para que o espetáculo seja realizado conforme o planejado. Estamos confiantes e treinando para que tenhamos uma excelente apresentação", destacou.

Tema da Junina

Neste ano de 2024, a Junina Arrasta Pé do Liberdade traz para o São João a temática “Jalapão: seus mistérios e magias”. A temática remete às belezas naturais do Jalapão, mesclando com o misticismo da região e evidenciando a importância do povoado Mumbuca e o manuseio da colheita do capim-dourado.

Para dar vida a essa história, o marcador da junina assume o papel de um guia que leva todos a desvendar os mistérios e magias da região. O casal de noivos, por sua vez, é baseado na história de amor à primeira vista entre um guia local e uma turista da cidade grande. Marinalva e Dorival vivem uma linda história de amor no cerrado tocantinense.

O casal de reis traz a imponência de uma majestade do Jalapão, representando as belezas naturais, com rios, cachoeiras e fervedouros evidenciados no figurino. O figurino dos quadrilheiros destaca as cores da natureza do Jalapão: o amarelo das dunas, o verde das matas e o azul dos fervedouros. Elementos que remetem à vegetação da região também são incorporados. Os casais de destaque representam o capim-dourado e os povos quilombolas.