Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Veículos

Foto: Divulgação Suzuki Motos

Foto: Divulgação Suzuki Motos

A Suzuki Motos do Brasil apresentou a Hayabusa 25th Anniversary Edition, edição comemorativa do 25º aniversário do maior ícone da marca.

“A série Hayabusa tem sido um modelo emblemático e com fãs em todo o mundo. Gostaríamos de expressar a nossa mais profunda gratidão por este modelo poder comemorar o seu 25º aniversário e por ter sido continuamente amada por todos durante todo esse tempo”, disse Toshihiro Suzuki, presidente da Suzuki Global.

No Brasil a edição comemorativa terá apenas 60 unidades numeradas e chega à rede de concessionárias ainda neste mês de junho, com boa parte delas já vendidas.

“Isso mostra a paixão do motociclista brasileiro pelo modelo e o legado da Hayabusa, não só no Brasil, mas no mundo todo. Esperamos estar aqui, daqui a 25 anos, para comemorar seus 50 anos”, destaca Fernanda Toledo, diretora de Marketing da Suzuki Motos do Brasil.

As principais características da edição do 25º aniversário são a carenagem laranja e preta, cores especiais para o ajustador da corrente de transmissão e para o disco interno do freio dianteiro, o emblema do 25º aniversário e um logotipo tridimensional “Suzuki” no tanque.

Foto: Divulgação Suzuki Motos 

 Foto: Divulgação Suzuki Motos 

 Foto: Divulgação Suzuki Motos 

História

A primeira geração do modelo foi apresentada na Intermot, na Alemanha em 1998, como “Hayabusa (GSX1300R)” e as vendas começaram na Europa e América do Norte em 1999. O conceito do produto era “Ultimate Sport”, e sua alta potência e o desempenho de dirigibilidade, juntamente com seu estilo único e aerodinâmico, criaram sensação e se tornou uma motocicleta carro-chefe da Suzuki.

A segunda geração, com cilindrada aumentada de 1.299 cm³ para 1.340 cm³, foi lançada em 2007. Ela herdou o excelente e potente desempenho da primeira geração, com um recurso recém-adotado, o Suzuki Drive Mode Selector (SDMS), que permitiu ajuste das características de saída pela escolha dos pilotos.

As vendas também se expandiram em todo o mundo, lançando especificações domésticas japonesas pela primeira vez em 2014 e iniciando a produção e vendas na Índia em 2016.

Em 2021, foi lançada a terceira geração da Hayabusa, com motor e chassi totalmente aprimorados e diversos controles eletrônicos. As peças do motor e do chassi foram totalmente reavaliadas, juntamente com a adoção do sistema de controle eletrônico “SIRS (Suzuki Intelligent Ride System)”, como sistemas de controle de tração e sistemas bidirecionais de mudança rápida, tornando este modelo poderoso, mas controlável, e incorporam o conceito de design de estilo, “The Refined Beast”.

Atualmente, a Hayabusa é vendida em 48 países, com produção em série acumulada de mais de 200 mil unidades.