Os candidatos do Vestibular 2024/2 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) participaram neste domingo, 23, da aplicação das provas do certame nas cidades de Palmas e Paraíso do Tocantins, concorrendo às 160 vagas distribuídas entre os cursos de Direito, Engenharia Agronômica e Sistemas de Informação do Câmpus Palmas e Direito do Câmpus Paraíso. Mais de mil candidatos estiveram presentes nos locais de prova. A abstenção do certame foi de 28%.
A candidata Aymê Ferreira Cardoso veio do município de Campos Belos - GO realizar a prova em Palmas, e contou que já conhece a qualidade do curso de Direito da Unitins. “Resolvi vir fazer o Vestibular aqui em Palmas porque quero muito ingressar no curso de Direito, exatamente por saber que o curso da Unitins é o melhor aqui do Tocantins. É algo que eu quero muito e estou com a expectativa de ser aprovada”, comentou.
Em Paraíso do Tocantins, o paraisense Caio Bonfim da Silva Lopes, de 18 anos, está encerrando o Ensino Médio e prestou Vestibular pela primeira vez. “Desejo no futuro ser advogado ou juiz. A expectativa para a prova é muito alta, eu estudei para cada matéria e quero me sair bem nas questões. A minha família está esperançosa com a possível conquista da vaga no curso de Direito e farei a minha parte para tentar ao máximo orgulhar todos eles”, revelou o candidato.
Assim como estabelecido no edital, os portões foram abertos em todos os locais de prova às 7h e fechados às 8h, com as provas iniciando às 8h15. Os candidatos tiveram 5 horas para responder a prova objetiva que contou com 50 questões distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, e produzir uma redação com texto dissertativo-argumentativo sobre um dos dois temas propostos: “O que é sucesso?” ou “Os Impactos do Negacionismo Climático”.
A candidata Ana Clara de Aquino fez o Vestibular para o curso de Sistemas de Informação em Palmas e contou o que achou da prova. “A prova não fugiu muito do que eu estudei, apesar de ser uma prova bem extensa, o que eu esperava que caísse na prova estava lá e foi tranquilo. Gostei dos temas de redação, escrita é algo que tenho um pouco de dificuldade, mas acredito que consegui desenvolver um bom texto e a minha expectativa é de ser aprovada”, relatou.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, avaliou o vestibular. "Mais uma vez registramos um quantitativo expressivo de inscritos e uma taxa de abstenção dentro da média esperada. Neste certame focamos nos cursos com maior demanda na Universidade, como o curso de Sistemas de Informação e Engenharia Agronômica, e os concorridos e premiados cursos de Direito da Unitins. Temos a certeza de que o resultado será satisfatório para a instituição e os melhores candidatos estarão em sala de aula como acadêmicos da Unitins a partir de 1° de agosto”, analisou.
A partir de agora os candidatos devem atentar-se às próximas publicações na página do Certame. A divulgação do Gabarito Preliminar está previsto para esta segunda-feira, 24, a partir das 19h, como consta no cronograma oficial no Portal da Unitins. Os candidatos aprovados iniciarão o semestre letivo no dia 1° de agosto de 2024.