Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação MPTO

Foto: Divulgação MPTO

Em uma manhã de muita alegria, e também de afirmação de comprometimento e dedicação ao serviço público, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) deu posse, nesta segunda-feira, 24, a 31 novos servidores, aprovados no concurso público realizado este ano.

Após a assinatura dos termos de posse, o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, deu as boas-vindas aos novos integrantes. Ele lembrou que, embora o MPTO seja muito bem estruturado em termos de prédios, frota, equipamentos e recursos tecnológicos, o corpo de pessoal da instituição continua sendo o seu principal recurso.

“Nada substitui as pessoas. Não teríamos um Ministério Público forte, como temos hoje, se não fosse o trabalho e a dedicação de cada um que compõe a instituição, os membros, servidores, estagiários e terceirizados”, numerou.

Casaroti também avaliou que neste ano de 2024, em que o MPTO completa 35 anos de existência, 24 de junho está marcada como a data mais importante, por se tratar do dia em que a instituição reforça seu quadro com novos servidores e também novos promotores de Justiça – estes últimos, a serem empossados em sessão solene, à tarde.

Em nome dos novos servidores, Arinaldo Araujo da Silva, empossado no cargo de técnico em informática, falou da realização de um sonho e do compromisso com o serviço público, representados pela assinatura do termo de posse.

“Hoje é um dia muito especial para todos nós. A realização de um sonho e a concretização do esforço, do suor e da vontade de ter a honra de ser nomeado como servidor efetivo do Ministério Público do Estado do Tocantins. Podem esperar o melhor de nós”, disse Arinaldo.

A presidente da Associação dos Servidores Administrativos do MPTO, Alane Torres de Araújo Martins, mencionou o quanto é importante que a recepção aos novos servidores aconteça em um momento solene, com a presença dos representantes da Administração Superior.

“É uma forma de acolher bem, com calor humano, os servidores que chegam, trazendo consigo conhecimentos, histórias e muitos sonhos”, disse. “Que todos nós possamos trabalhar juntos, fazendo com que o Ministério Público cresça e entregue à sociedade tudo aquilo que faz parte do seu dever constitucional”, acrescentou Alane Torres.

Sobre o concurso

Realizado como parte de um conjunto de ações estruturantes, o VI Concurso para Servidor do MPTO ofereceu 54 vagas para cargos de nível médio e superior, mais a formação de cadastro de reserva. O total de candidatos inscritos alcançou 15.708. Suas provas foram realizadas em março e o resultado foi homologado em maio. O concurso anterior para servidores da instituição havia sido realizado há 12 anos, em 2012. (MPTO)