Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Kiw/AI

Foto: Divulgação Kiw/AI

Promovida e reconhecida pela Nelore Tocantins (ACNT) e pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a prova que avaliou mais de 80 exemplares da raça nelore e contou com a participação de criadores, técnicos, especialistas, líderes políticos, instituições financeiras, empresas privadas e o Sistema Faet/Senar.

A presidente da Nelore Tocantins, a pecuarista Andrea Stival, fala sobre a 4ª edição da prova de ganho de peso. "Quero agradecer a todos que participaram e colaboraram mais uma vez para o crescimento da genética do Nelore no estado do Tocantins. O evento não apenas destaca os melhores exemplares da raça, mas também visa ao melhoramento genético comprovado, avaliado ao longo de 10 meses e, assim, repassado para o rebanho comercial", destacou Andrea Stival.

Celso Guelfi, proprietário da Fazenda Encontro da Natureza, local onde acontece a prova, fala sobre o privilégio de ter sido escolhido para sediar o evento. "Primeiramente, o fato de sediarmos essa prova representa um aval dos produtores, um certificado de confiança, de que estamos proporcionando o melhor ambiente para os animais. Tenho uma equipe excelente, muito eficiente, que abraçou essa causa, o que me dá muita segurança em sediar este evento. Além disso, através de um trabalho efetivo, podemos contribuir para a disseminação da genética bovina dentro do estado de Tocantins, melhorando a qualidade dos bezerros destinados aos confinamentos ou projetos de engorda, o que garante boas receitas para a indústria frigorífica”, diz.

Parte Técnica da PGP

“Hoje realizamos a pesagem inicial dos animais participantes. Neste primeiro  momento, não consideramos o peso inicial dos animais, pois eles passarão os próximos 70 dias em um período de adaptação. Durante essa fase, serão minimizados os efeitos maternos e ambientais específicos de cada propriedade, pois nosso objetivo é avaliar as diferenças genéticas entre os animais. Para isso, é essencial padronizar o ambiente, conforme preconiza o princípio fundamental do melhoramento genético, que busca descobrir as diferenças genéticas entre os indivíduos oferecendo a eles as mesmas oportunidades e condições”, comenta José Ribeiro Martins Neto, técnico de campo da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e responsável por conduzir a prova.

Apoio do Sistema Faet/Senar

Rayley Campos, Superintendente do Sistema Faet/Senar, esteve na prova e  destacou ao Tocantins Rural, sobre o apoio do Sistema Faet/Senar.  “Quando apoiamos eventos como esse, estamos acreditando nesses criadores tocantinenses, de que eles terão realmente um touro de qualidade, um touro de melhoramento genético, e que esse touro possa depois, inclusive, ser ofertado aos nossos pequenos produtores e médios produtores do estado do Tocantins.” E complementa. “Além disso, os técnicos do Senar que fazem assistência técnica aos produtores rurais de gado de corte, já acompanharam a prova de ganho de peso de 2022 e 2023 e vão acompanhar 2024 a 2025, porque esses técnicos vão conhecer e entender, participar como que os toros vão ter aqui o seu manejo, o seu tratamento, a sanidade, vão saber depois como escolher o melhor touro para inclusive indicar e orientar os produtores rurais que são assistidos por nós”, finaliza a superintende. 

Comissão de Mulheres do Agronegócio na Federação da Agricultura

Algumas delas estiveram presentes no evento e explicou como as mulheres que fazem parte do agronegócio podem participar do grupo. 'Sim, era um sonho do presidente Paulo Carneiro criar a Comissão de Mulheres do Agronegócio na Federação da Agricultura. Qual é o objetivo principal deste grupo de mulheres? Sensibilizar as mulheres do Estado do Tocantins, as produtoras rurais e aquelas que têm algum protagonismo no agronegócio para que se unam, se fortaleçam, e busquem as capacitações necessárias e pontos importantes para discussão”, explica. 

A comissão vai cadastrar as mulheres do Estado do Tocantins que são produtoras rurais ou têm protagonismo de alguma forma, seja colaborando com maridos ou filhos, e levantando os principais pontos de capacitação. Posteriormente, o Senar, após identificar esses pontos, oferecerá as capacitações necessárias. Já temos programados para 2024 alguns módulos de capacitação online que serão oferecidos a 50 mulheres do Estado do Tocantins selecionadas pela Comissão de Mulheres.

Foto: Divulgação Kiw/AI