Entre os 72 milhões de pessoas em situação de inadimplência no país, 28% deles desconhecem a existência de débitos em seu nome. Formam um contingente de 20 milhões de brasileiros que possuem ofertas de dívidas negativadas disponíveis para negociação - e não sabem que têm essa oportunidade.
Levantamento inédito da Serasa revela que 51 milhões de pessoas nunca consultaram a situação de seu CPF e, portanto, não estão cientes que têm contas atrasadas, parte delas já negativadas pelos credores. Esses consumidores que desconhecem seus próprios débitos têm 206 milhões de ofertas especiais para negociação, que podem ser visualizadas e pagas no site ou no aplicativo da Serasa.
No Tocantins, 384.847 mil pessoas nunca consultaram a situação seu CPF e, portanto, não estão cientes que têm contas atrasadas. Desse total, 181.015 mil possuem ofertas de dívidas negativadas disponíveis para negociação.
Os descontos para essa multidão de devedores ocultos chegam a 99%, com ofertas dos mais diversos segmentos da economia, como bancos, securitizadoras (empresas que compram dívidas), comércio varejista, setor de serviços e telecomunicações, concessionárias de energia e água e outros.
“Se consultar o CPF com regularidade, o consumidor terá uma noção melhor de sua saúde financeira e evitará surpresas indesejadas”, sugere Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome, a maior do país. “Estar consciente de seus compromissos é passo fundamental para manter uma jornada financeira mais saudável, ciente do seu próprio histórico de crédito e das dívidas existentes em seu nome. Só assim é possível estabelecer um planejamento para regularizar as contas em aberto”, complementa a especialista.
Inadimplência tem nova queda
Após dois meses de alta, o principal indicador de inadimplência do Brasil registrou uma nova queda. Segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa, o mês de maio apresenta 72,5 milhões de brasileiros inadimplentes, uma redução de 1,20% em relação a abril. A queda em maio representa menos 884 mil nomes no cadastro de negativação.
Na mesma linha, o volume das dívidas também diminuiu: em comparação aos últimos 30 dias, o país registrou uma queda de 1,3 milhões de débitos. Ao todo, são 273 milhões de dívidas, somando mais de R4 bilhões.
Em relação aos segmentos, bancos e cartões seguem como principal causa das dívidas, seguido pelas contas básicas de água, luz e gás natural. Entretanto, ambos também perderam força e contabilizaram queda de, respectivamente, 1,87 e 0,5 pontos percentuais. O segmento de serviços, por sua vez, foi o que mais cresceu em maio, representando 11,86% das dívidas, ainda atrás das financeiras (empresas de crédito que não são bancos).
“Essa é a segunda queda de 2024, que já havia registrado uma leve desaceleração em fevereiro”, explica Aline Maciel, Gerente da plataforma Serasa Limpa Nome, a maior do país. “Entre os fatores para esse impacto, podemos considerar a injeção de dinheiro no mercado com o início do calendário de restituição do imposto de renda. O pagamento, segundo pesquisa da Serasa, seria usado prioritariamente para quitar dívidas, em linha com esse momento de baixa. A nova diminuição, portanto, é bastante significativa e pode representar boas perspectivas para o cenário econômico”, projeta Aline.
Como consultar meu CPF e descobrir se tenho dívidas para negociar?
1º Passo – Baixe o app da Serasa:
Faça o download do aplicativo da Serasa no celular (disponível para Android e iOS), digite o seu CPF e preencha um breve cadastro. Ao acessar a plataforma, todas as informações financeiras do consumidor já aparecerão na tela, como a existência de possíveis dívidas e a pontuação do Serasa Score.
2º Passo – Escolha a oferta:
Após selecionar a opção “Ver ofertas”, é possível verificar as condições oferecidas para pagamento com o desconto do Serasa Limpa Nome já aplicado. Basta clicar em uma das dívidas disponíveis e serão apresentadas as opções para renegociar cada débito. Para fazer um acordo, clique no campo “Negociar” de cada uma das ofertas”.
3 º Passo – Revise e finalize o acordo:
Escolha a opção que desejar e a forma de pagamento de sua preferência. Caso seja boleto, você pode copiar o código, baixar ou solicitar o envio via WhatsApp. Se optar pela opção do Pix, selecione o dia para vencimento e a quantidade de parcelas desejada. Depois, confirme as informações, revisando todas as condições apresentadas, e clique em “Concluir acordo”.
4º Passo – Faça o pagamento do acordo:
Ao fechar seu acordo, você deve realizar o pagamento de acordo com as condições definidas na etapa anterior. Para pagar com o Pix, clique em “Copiar chave Pix” e cole no aplicativo da instituição bancária para prosseguir. (Serasa)