Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Fernando Maia/Riotur

Foto: Fernando Maia/Riotur

O início do ano é tradicionalmente marcado por um aumento de despesas, além de uma maior movimentação de pessoas por conta das viagens de início de ano e do carnaval, que pode aumentar os riscos de golpes ou fraudes. Segundo pesquisa da Serasa e do Instituto Opinion Box, quase todos os brasileiros (96%) percebem risco de golpes no Carnaval, sendo que 74% avaliam esse risco como alto ou muito alto. 

Além disso, 44% afirmam se preocupar mais com a segurança nessa época, o que evidencia a importância de soluções de proteção acessíveis e com preço justo para a população.

Os dados também revelam que, entre os 16% dos brasileiros que foram vítimas de golpes e fraudes durante outros carnavais, 80% não conseguiram recuperar nada do valor perdido. Para além do impacto financeiro, sentimentos como raiva e indignação (55%) e ansiedade e medo de sair de casa (34%) se tornaram presentes nas vítimas.

Pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box, com coleta entre 8 e 27 de janeiro de 2026, ouvindo 1.073 brasileiros. A margem de erro é de 3,0 pontos percentuais.