A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, assinou, nesta quarta-feira, 3, a cooperação técnica/científica com o Instituto de Atenção às Cidades da Universidade Federal do Tocantins (IAC/UFT) para implantar melhorias e otimizar o processo de Varrição Urbana e Coleta do Lixo no município.
O objetivo desse projeto é otimizar o Sistema de Limpeza Urbana (SLU) e Manejo de Resíduos Sólidos (MRS) do município de Porto Nacional através de metodologia inovadora que envolve o desenvolvimento de soluções de telemetria, em consonância com os fundamentos, objetivos e diretrizes da Orientação Técnica/Projeto de Serviços de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos (OT-IBR 007/2018), de forma a melhorar a qualidade de vida da população.
O prefeito Ronivon Maciel reforça o papel das parcerias para que medidas sejam tomadas com base em dados e resultados positivos. “Nosso intuito, hoje, é que a cidade otimize ainda mais a coleta de lixo, pois temos uma grande cidade e ela precisa ser bem cuidada. Para isso, estamos unindo forças para que possamos dar mais qualidade de vida para os cidadãos de Porto Nacional”.
O presidente do Instituto de Atenção às Cidades, professor doutor Humberto Xavier, afirma que “é motivo de muita alegria firmar essa parceria com Porto Nacional para podermos otimizar o sistema de varrição, coleta de lixo e trazer tecnologia para que a cidade possa desenvolver suas atividades da melhor maneira possível, economizando recurso financeiro e tempo, mas com qualidade no serviço prestado”, declarou.
A previsão é que o projeto seja desenvolvido durante 7 meses. A conclusão das etapas resultará da inovação tecnológica (melhoria no serviço de limpeza urbana) e social (melhoria da saúde, higiene e bem estar da população portuense), culminando na otimização do Sistema de Limpeza Urbana (SLU) e Manejo de Resíduos Sólidos (MRS), com o aperfeiçoamento e adequação do sistema de varrição e coleta de resíduos, assim como a composição de custos e a planilha orçamentária para atender as demandas apresentadas pelo TCE.
O novo SLU e MRS permitirá uma ampla melhoria na gestão do sistema e no serviço oferecido à população de Porto Nacional, através de um dimensionamento que atenda às especificidades locais.