Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Esequias Araújo/Secom-TO

Foto: Esequias Araújo/Secom-TO

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e o secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, anunciaram nesta quinta-feira, 4, que estão sendo chamados mais 238 professores aprovados do último concurso público da Seduc, realizado em 2023. Com a iniciativa, esta é a sétima lista de concursados convocados pelo governo. 

A lista com os nomes estará disponível na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 4, e os novos servidores devem começar a atuar no segundo semestre deste ano. Os candidatos convocados possuem um prazo de 30 dias para realizar o procedimento de posse pelo sistema Posse Digital.

"São mais de 230 professores que nós iremos chamar nessa sétima chamada que estamos fazendo do concurso da Educação e é importante porque a gente tem que seguir o edital. Nós já tivemos problemas durante o percurso, com a questão do edital. Então, secretário, vamos chamar dentro do edital, chamar de acordo com aqueles que foram aprovados para dentro das vagas, mas claro que já estamos trabalhando, se precisar fazer redistribuição, nós faremos após consulta, após uma série de medidas judiciais que tomaremos. Então é a notícia extraordinária: mais 238 professores estarão sendo chamados nessa edição", afirmou o governador Wanderlei em vídeo divulgado na sua página da rede social Instagram

De acordo com o titular Fábio Vaz, os novos nomeados irão reforçar o trabalho das equipes pedagógicas. “O Concurso da Educação é mais uma ação do Programa de Fortalecimento da Educação e um compromisso da gestão estadual para elevar a qualidade do ensino público no Tocantins. São profissionais que vão reforçar o trabalho das equipes pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem”, disse. 

Concurso para mais de 5 mil vagas 

O concurso público da Seduc ofertou 5.674 vagas para a educação básica. As provas foram realizadas no dia 11 de junho do ano passado. 

Até janeiro deste ano, mais de 4 mil profissionais aprovados no certame da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já haviam sido convocados para a posse. O resultado final do concurso foi divulgado no dia 30 de novembro e as nomeações começaram em dezembro de 2023. 

Conforme estabelece o edital, o prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.