Cidades

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Cidadania, e o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, assinaram nessa quinta-feira, 4, um Acordo de Cooperação Técnica para a criação da Casa da Mulher Tocantinense no município. Este espaço oferecerá suporte às mulheres vítimas de violência, incluindo acolhimento, esclarecimentos e capacitações.

A secretária Municipal da Mulher, Cristina Donato, destacou que a Casa contará com psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, proporcionando uma rede de suporte com apoio da Defensoria Pública, Polícia Militar e outros órgãos. “Outra novidade é que a mulher vítima de violência que precisar sair de sua residência terá como ser hospedada na Casa”, explicou Cristina, mencionando que o município ficará responsável pela gestão e cessão de profissionais, enquanto o estado arcará com aluguel e outras despesas.

Berenice Barbosa, secretária estadual da Mulher, ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura para aproximar o serviço da população. “A Casa vai receber as mulheres que sofreram algum tipo de violência, em um espaço acolhedor e de esclarecimentos, além de ser um centro de capacitação para inserção no mercado de trabalho. Queremos plantar a semente da esperança e do empoderamento feminino”, disse, acrescentando que Gurupi é a primeira cidade do estado a implantar a Casa.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, afirmou que sua gestão está comprometida com a implantação de políticas de defesa e fortalecimento dos direitos das mulheres. “Vamos envolver todas as políticas públicas de defesa, proteção e fortalecimento das mulheres gurupienses e da região sul”, ressaltou.

Josi Nunes enfatizou a importância do acolhimento e inclusão, especialmente para as mulheres que ainda enfrentam discriminação e violência. “Muitas mulheres sofrem violência e nem conseguem perceber, acham que é amor, sendo que é falta de respeito e segurança. É preciso ter esse espaço para a mulher ser acolhida e esclarecida”, concluiu.

A prefeita também agradeceu a parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, que tem possibilitado mudanças significativas na vida das gurupienses.

A Casa da Mulher Tocantinense funcionará na Avenida Pará, com a Rua 9 e deve iniciar as atividades ainda este mês.

Presenças

O evento foi prestigiado pelos vereadores, Leda Perini, César da Farmácia, Jair do Povo, Ivanilson Marinho, Matheus Monteiro e Zezinho da Lafiche; secretários municipais e servidores.