Campo

Foto: Divulgação Faet/Senar

Foto: Divulgação Faet/Senar

O primeiro grupo de profissionais do Senar Tocantins está a caminho do Rio Grande do Sul para ajudar produtores rurais gaúchos na retomada de suas atividades no campo, nas áreas mais atingidas pelas enchentes.

Integram nessa equipe os técnicos de campo, Genivaldo Santos e Paulo Sérgio Rodrigues e o instrutor Luiz Eduardo Almeida que ficarão cerca de 30 dias no estado. "Vejo como uma grande oportunidade de ajudar pessoas que estão precisando neste momento difícil. O nosso primeiro passo será realizar a coleta de solo nas propriedades para que assim a gente consiga traçar um planejamento de reconstrução das áreas", explicou o agrônomo Genivaldo.

"Estamos preparados para o trabalho e esperamos contribuir e fazer o melhor para que o produtor gaúcho retome sua produção", afirma o zootecnista Paulo Sérgio. Já para o instrutor Luiz Eduardo Almeida, "não é uma tarefa fácil, mas nós estamos prontos para este desafio".

Além dos três profissionais, o Senar ainda irá enviar outros sete agentes de campo nos próximos meses. De acordo o diretor da Assistência Técnica do Tocantins, Fabricio Vasconcelos, o intuito é ajudar esses produtores rurais com assistência para a reconstrução de suas propriedades. "É uma forma de contribuir para a retomada da produção".

A superintendente do Senar, Rayley Luzza, também avaliou a missão. "O Senar Tocantins tem a honra de participar desta ação. Ela demonstra o valor da nossa entidade, destaca a qualidade do nosso pessoal que transforma a vida das pessoas e a grandeza das instituições do nosso sistema em um momento desafiador como este", disse.

SuperAção da CNA

O envio destes profissionais faz parte da “SuperAção”, promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil em parceria com federações, entre elas, o Sistema Faet/Senar.

Desde o início do projeto, o Sistema CNA/Senar já realizou outras ações para ajudar produtores gaúchos prejudicados pelas chuvas, como a doação de rolos de feno, limpeza de propriedades, além de visitas a várias propriedades para traçar diagnósticos da situação de cada produtor atingido pela tragédia das enchentes.

O SuperAção Agro Rio Grande do Sul está disponibilizando R$ 100 milhões em recursos para ajudar a recuperar a produção agropecuária no Estado.

Ao todo, de acordo com a CNA, a ação conta com 300 técnicos de campo e instrutores com expertise no atendimento no campo, capacidade e conhecimento das mais diversas cadeias produtivas, atuando diretamente no campo, realizando o diagnóstico de situação, no restabelecimento das propriedades e no apoio à volta da atividade produtiva.